O manto da invisbilidade


Ao que parece, em pouco tempo não é só o Harry Potter que poderá dar um rolé por aí com seu manto invisível. Os cientistas acabam de informar que eles conseguiram reproduzir o fenômeno, que abre um leque fantástico para as tecnologias militares e civis.

A equipe de pesquisa na Escola de Engenharia James Clark em Maryland, USA,  composta pelo Professor Christopher Davis, o cientista Igor Smolyaninov, e o estudante Yu – Ju Hung, tem utilizado a tecnologia plasmônica  para criar a o primeiro manto de invisbilidade completa. Os engenheiros têm aplicado a mesma tecnologia para construir um revolucionário superpotente  microscópio que permite aos cientistas ver detalhes dos objetos previamente indetectáveis em nanoescala.

De um modo geral, quando vemos um objeto, vemos a luz visível que atinge o objeto e se reflete até nossos olhos. A capa criada pela equipe da Escola Clark refrata (ou curva), a luz que a acerta,  de modo que a luz se move em torno do material e  assim ele fica invisível, não refletindo nada, deixando o manto e o seu conteúdo “invisível”.

A capa da invisibilidade é um dispositivo bidimensional padrão de anéis concêntricos criado com uma fina e transparente  camada acrílica de plástico sobre um filme de ouro. O plástico e ouro têm cada qual graus de refração diferentes.  O plástico estruturado sobre o ouro cria um efeito de “refração negativa” , que curva os raios  de modo que eles dão a volta no material do mesmo modo que a água de um rio contorna uma rocha.

No entanto, a invisibilidade que este equipamento produz ainda não e´totalmente perfeita porque há perda de energia quando a luz atinge a camada de ouro.

A equipe alcançou esta invisibilidade sob condições muito específicas. Os pesquisadores dizem que a invisibilidade obtida é de apenas 10 micrômetros de diâmetro. Por comparação, um cabelo humano é entre 50 a 100 micrômetros de largura. Além disso, o manto utiliza uma gama limitada do espectro visível, em duas dimensões. Seria um desafio significativo para  a ciência conseguir estender o manto a três dimensões, porque os pesquisadores precisariam controlar as ondas de luz   magneticamente e orientá-las eletronicamente ao redor do objeto escondido. A tecnologia pode funcionar inicialmente apenas para pequenos objetos específicos e de forma controlada.

Em todo caso, é um senhor avanço para a ciência que pode auxiliar no desenvolvimento de muitas tecnologias ainda inimagináveis, como o computador quântico, microscópios de poder incrível e etc. Para saber mais sobre esta sensacional pesquisa, visite este site (em inglês)

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

714
Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

6
Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

2
Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

0
Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.

Estuprada pelo poltergeist: O caso paranormal de Doris Bither

1
As manifestações sobrenaturais perseguiriam implacavelmente aquela família desajustada e os cientistas não podiam fazer nada para impedir