O menor banco dos EUA só tem 2 funcionários

Esse banco levou a ideia de “uma administração enxuta” até as últimas consequências! Você simplesmente não vai acreditar quando eu te contar que o menor banco dos EUA só tem dois funcionários. E não só isso, com apenas $3 milhões em ativos,  sem caixa eletrônico, sem site e nem mesmo taxas de transação, o Kentland Federal Savings and Loan é o menor banco dos Estados Unidos, e pasme: está por aí há mais de 100 anos!

Provavelmente você já ouviu falar pelos jornais nos gigantes bancários dos Estados Unidos – JPMorgan Chase, Morgan Stanley, Citigroup, Wells Fargo e o Bank of America – mas e o peixinho menor do aquário? È tão pequeno que ninguém fala dele, mas por isso mesmo ele está sempre lá, de boa.

Printscreen da Bloomberg: O menor banco do mundo, uma mesa com papeis, moveis antiquados e um homem obstinado, seu principal empregado, gerente e banqueiro, tudo ao mesmo tempo.

Bem no extremo oposto dos grandes bancos multibilionários do país mais rico do mundo está o tal do Kentland Federal Savings and Loan, oficialmente o menor banco dos Estados Unidos da América. Fundado em 1920 pelo bisavô de seu atual CEO, esta minúscula instituição financeira só teve uma agência em Kentland, Indiana, e ofereceu apenas três serviços – obtenção de hipoteca residencial, abertura de conta poupança e abertura de certificado de depósito. Mas embora sejam minúsculos, eles se orgulham de um grande feito:

“Nós fomos a única instituição que não fechou durante o colapso da bolsa de valores no final da década de 1920”, disse o CEO James A. Sammons ao Bloomberg. “As pessoas se sentiram seguras de que seu dinheiro guardado por nós não iria a lugar nenhum.”

Mas o cenário bancário na América mudou no último século, então o Kentland Federal Savings and Loan é como olhar para trás no tempo. Tanto o CEO Sammons quanto seu caixa em meio período têm aversão à tecnologia e preferem usar dispositivos mecânicos como uma máquina de codificação tradicional para escrever cheques!

Essa é uma das razões pelas quais Sammons acredita que sua forma de fazer negócios possivelmente irá acabar com ele.

“Quando eu terminar – seja por pressão dos reguladores para sermos absorvidos ou por eu desistir – vamos ser adquiridos”, disse o CEO de 55 anos.

Outro motivo para o iminente fim do Kentland Federal Savings and Loan são as pequenas – quase inexistentes – margens de lucro praticadas pelo menor banco da América. Ele conseguiu superar a concorrência local com taxas um pouco melhores em contas poupança e hipotecas, mas essa é a única fonte de receita, pois o banco não possui taxas de caixa eletrônico, taxas de transferência e taxas de transação de qualquer tipo.

Enfim, algo raro num mundo excessivamente (e eu diria até perversamente)  complexo.

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos