O menor sapo venenoso do mundo é este minúsculo serzinho, do tamanho da ponta de um lápis. A despeito de seu tamanho diminuto (apenas um centímetro quando adulto) ele é um primor em termos de veneno. Sua toxidade é suficiente para matar várias pessoas.
A pele dele é cerca de 200 vezes mais tóxica que uma dose de morfina.
Este sapo está entre os anfíbios mais venenosas do planeta, e só é encontrado em estado selvagem nas encostas ocidentais dos Andes, no Equador, na América do Sul. Atualmente, dezenas de espécies raras foram criados no Blue Reef Aquarium, em Portsmouth, Hampshire. Quando adultos, os sapinhos se tornam vermelho brilhante, com três listras fluorescentes normalmente esverdeadas em suas laterais, mas mesmo na fase adulta o animal atinge apenas um centímetro de comprimento. O porta-voz do aquário Jenna MacFarlane disse: “Estes sapos bonitos estão sob ameaça crescente no estado selvagem devido à perda de habitat e à poluição, e estamos satisfeitos por ter sido capaz de criá-los com sucesso aqui.”
O veneno poderoso do Epipedrobates tricolor, está sendo pesquisado para desenvolver drogas contra a dor que sejam mais baratas e mais eficientes que a morfina atual. Um sapo tão pequeno poderá trazer grandes benefícios para a saúde humana, sobretudo para o aplacamento das dores terríveis de pacientes terminais de doenças graves como câncer e Aids.
O menor sapo do mundo é este sapinho cubano, de 8,5mm chamado “Monte Iberia Eleuth”. Este não é venenoso.
EU SO PEQUENO E BAIXINHO NUNCA CONSEGUI MATAR!!! rsrsr
GUMP!
Hahahaha eu tbm!!!
Muito interessante esse bixinho, deve se alimentar de que?! O_o
ele se alimenta de ácido de bateria
Sapinho Cubano é tora! Esse ai deve ser só uma gosma! Não tem ter nada dentro! Vish!
Credo, fique pensando….como receber tratamento para o envenenamento se você não sabe o que te atacou? Imagino que não dá pra ver que o sapinho minúsuclo soltou veneno em cima de você…ou melhor, dá tempo de pedir ajuda?
NO caso, acho que o veneno está na pele. Você só morre se tentar comer ele ou esfregar o sapo num corte…
Ah, eh?
Eu pensava que a pele absorvia se o sapo encostasse nela.
Sem querer ser anti-ecológico, mas, se assim for, ainda bem que está em extinção, hHAahuaHuaHuaHuA.
É a defesa dele, para não ser comido por outros animais.
É mesmo, se ele se sente ameaçado e solta um veneno desses será “cuspido na hora”.
Obrigada pela resposta.
muito legal alouka
:love: :shocked:
eu vi um sapo, um grande sapo, tava a sapar…