segunda-feira, dezembro 16, 2024

O nano-radio

Desde a era do rádio que o aparelho vem encolhendo cada vez mais. O primeiro rádio construído era enorme. Veja por exemplo, este enorme radio valvulado, dos tempos em que o Rum Creosotado anunciavam no bonde. (possivelmente, seu avô sabe do que eu estou falando)

Com o passar do tempo, o aparelho receptor das ondas de rádio, que popularmente conhecemos apenas como “radio”, veio se aperfeiçoando, e dessa forma, foi reduzindo de tamanho gradualmente. O que no início era apenas um grande – e caro – móvel falante, foi ganhando contornos mais modernos e tornou-se uma peça do dia-a-dia de milhões de pessoas no mundo.

cadeaimagem | Ciência | curioso, Física, incrível, miniatura, music, nano, nanotecnologia, radio, Tecnologia

Este esquema mostra o avanço na miniaturização do radio ao longo dos anos.

nanotuberadioio4 | Ciência | curioso, Física, incrível, miniatura, music, nano, nanotecnologia, radio, Tecnologia

Pois a novidade é que um grupo de pesquisadores da Universidade de Berkley conseguiram fazer o menor radio do mudo. Ele tem nanômetros de tamanho e basicamente consiste de uma única vareta de carbono puro, que funciona como antena, demodulador, amplificador e sintonizador. Sinistro o treco.

Aqui vemos o nano-radio tocar a abertura de Star Wars, do John Willhams

https://www.youtube.com/watch?v=wbttXYSEn0c

É inacreditável que apenas uma vareta de cabono dez mil vezes menor que um fio de cabelo, consiga captar uma radio. Mas é isso aí mesmo… Totalmente Gump!

O nanotubo mede um micron e tem 10 nanômetros de espessura.

Quando uma onda de rádio em uma frequência específica afeta o nanotubo, ele começa a vibrar vigorosamente. Um campo elétrico aplicado ao nanotubo força elétrons a ser emitidos a partir de sua extremidade. Esta corrente elétrica pode ser utilizada para a detecção das vibrações mecânicas do nanotubo, e, assim, ouvir as ondas de rádio.

O segredo da construção do menor radio do mundo é que eles não seguiram o paradigma padrão e inovaram completamente na conceituação do aparelho. Isso permitiu a construção de um radio funcional, recebendo os sinais através da alta frequência de vibração mecânica do nanotubo, ao contrário dos sistemas de recepção elétrica tradicionais. O radio de nanotubo não tem peças soltas e é extremamente pequeno, só podendo ser visto em microscópio. Ele permitirá o avanço tecnológico de grandes proporções em áreas que operam aplicações radio-controladas, pois será possível inserir componentes controlados via rádio no sistema circulatório humano, ou simplesmente reduzir dramaticamente os preços dos sistemas wireless, tornando-os ainda mais eficientes e mudando o mundo dos celulares, computadores, etiquetas RFid, e equipamentos tecnológicos como conhecemos hoje para algo bem mais incrível, invisível e potente.

Fonte

Via Neatorama

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. :omg: Pois é, o Radiophone, ou Radiola, foi ficando tão compacto que virou… rádio… agora já dá para dar asas à nossa imaginação quanto à termos microchips de rádios implantados em nossos cérebros!

  2. Veja bem, ilustre passageiro, o tipo faceiro ao seu lado. Acredite, quase morreu de bronquite, salvou-a Rum Creosotado.

    (é alguma coisa assim, vi no meu livro de português a uns… 3 anos, mas era TÃO bonitinho que gravei na mente… xD)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.