O Google acaba de inaugurar um escritório “mutcho lôco” em Israel. O escritório fica em Tel Aviv. A motivação do design foi “ecologia”. Tem até um trator (?!) na sala. Dá uma olhada no visual da parada:
Definitivamente, parece que a moda dos escritórios cheios de papagaiada vem crescendo fortemente. Há quem veja nisso grandes complexos de lazer e diversão, há quem encare como uma forma muito interessante de romper com a percepção dos postos de trabalho tradicionais, mas há as pessoas que apenas enxergam nesses novos escritórios com grama real no lugar dos tapetes, escorregadores, mesas de sinuca e videogames enormes cenários para ocultar o fato de que espremem seus funcionários até a última gota de sangue pingar de suas carcaças ressequidas. O papo de que pessoas satisfeitas trabalham melhor, seria apenas uma desculpa para ocultar seus reais interesses em não perder cérebros-chave para a concorrência, ao mesmo tempo que oferecendo um ambiente onde não se parece trabalhar, dá pra prender as pessoas lá mais tempo.
Seja lá como for, eu acho que deve ser melhor ser moído num lugar assim do que num escritório tradicionalzão.
E você o que acha?
Realmente, mil vezes melhor ser moído e remoído até a última gota num desses Googleplex do que ficar dentro de um “box office” da vida.
Aliás, quinta foto, de baixo da cima: O cara parece que tá entrando no Facebook, mas só um site parecido. hahaha
De fato, eu preferiria muito mais trabalhar nesse escritório do que na fabrica de alimentos, aqui em Tokyo, onde passo 11 horas por dia e ganho 3 mil dólares mensais. No Google, mesmo que não fosse esse escritório/ parque de diversões, depois de 5 anos, os funcionários estão ganhando 15 mil dólares em media.
Um fato: onde quer que você trabalhe, terá de fazer o máximo pelo mínimo. A menos que trabalhe em algum cargo público.
Então é melhor trabalhar em um ambiente agradável como aquele ou em um ambiente tradicional?
E ainda tem um outro ponto é que do ponto de vista financeiro também é bem interessante.
O grande problema disso tudo é o custo. Só empresas bilionárias como o Google tem condição financeira de montar esse tipo de escritório. Com certeza esse investimento terá que retornar e com certeza será explorando os funcionários. Realmente tem sido comum empresas que iludem os funcionários com pseudo benefícios que na verdade os prendem mais tempo ao escritório. A questão é que esse tipo de pessoas estão ficando cada vez mais sozinhos, sem família, workaholics e em casos extremos depressivos e psicopatas.
Mas a psicopatia não é um distúrbio com o qual o indivíduo já nasce predisposto a desenvolver?
Sim, porém é desenvolvida com mais frequência em indivíduos submetidos à ambientes de pressão e com traços de comportamento depressivo, normalmente causado por excesso de cobrança e por sentimento de vergonha pela cobrança diante dos outros colegas no mesmo espaço.
Achei muito interessante a decoração, é muito diferente de qualquer coisa que eu já tenha visto, e por isso me causou tanto impacto e surpresa! Mas também é uma hipocrisia por parte da empresa né, por acaso alguém vai poder ficar escorregando naquele tubo toda hora sem levar uma bronca do chefe? Por acaso as mulheres que trabalham lá e com seus salto alto vão querer descer pelo tubo escorregando? Esse escritório está bom para levar os filhos dos funcionários nos sábados e domingos.
Para os informatas da vida – que acredito que devam ser os profissionais de maior quantidade dentro dos escritórios do Google (posso estar enganado) – só um ambiente de trabalho bem descolado e descontraído, além de belo, como esses apresentados para sobrepujar a pressão que os caras devem passar para cumprir com as metas.
Li uma reportagem há algum tempo que dizia que os desenvolvedores do Google as vezes passam o dia todo dentro das filiais onde trabalham e alguns também passam a noite na empresa. Aliás, conhecendo esse pessoal, acredito que boa parte prefira trabalhar pela noite…
A ideia do design desses ambiente seria justamente tornar essas estadas prolongadas a mais agradável possível.
Sendo o escritório em israel, visto o investimento no lugar e o poder financeiro atual, com certeza investiram em vidro blindado …
Sem dúvidas, a prova de bala de grosso calibre.
Considerando que os donos do google defecam dinheiro, não deve sair caro pra eles construírem escritórios como esses. Mas eu não me daria bem num lugar onde trabalho e diversão não tem fronteiras bem estabelecidas. Puxaria um ronco de umas duas horas por dia depois do almoço, não iria render nada.
Isso é um escrotório ou um parque de diversões?
CARA! CURTIU A DECORAÇÃO DO TETO DA “BAIÚCA”, e voce com aquele teto de “forro paulista” ou de “pvc”?
Até uma árvore com frutas? Será que está viva?
Eu não queria trabalhar ai, parece mais um shopping, ficaria só admirando os ambientes e aproveitamdo, como disse o Krause: minha produção seria negativa rsrsrs!
DEZ PELAS FOTOS!
SURRREAL VEJO NISSO UM POUCO DE EXAGERO. VAMOS INOVAR MAS NEM TANTO KKKKKKKKKKKK
Fantástico.