Tem um tempão que eu não falo de lugares curiosos aqui, né? Então aqui vai um bem misterioso:
O Olho do Saara
Em uma área remota do deserto do Saara, na Mauritânia especificamente, encontra-se esta formação misteriosa, chamada de o “Olho do Saara”, também conhecida como a “Estrutura de Richat”.
As pessoas que trafegam por esta área na altura do solo, não percebem nada de particularmente fora do comum, mas essa região é vista do espaço, logo se destaca.
O olho do Saara mede cerca de 50 km de diâmetro, e tem este nome porque quando visto de cima, ele lembra o olho humano. Especialmente quando se considera que ele é realmente uma cúpula baixa, como um grande globo ocular olhando para fora do deserto em direção ao céu.
Sua aparência bizarra e tamanho considerável levaram à grande especulação de como ele surgiu.
Até o momento ainda é um mistério sua formação. A melhor hipótese que se conhece ate agora é que seria o resultado de uma erupção vulcânica atípica, ocorrida há 100 milhões de anos, no período cretáceo, que posteriormente teria afundado devido a um longo processo de erosão. A estrutura foi descrita pela primeira vez nos mapas na escala de 1/200 000 feitos pelo Instituto Geográfico Nacional Francês, em 1963. A partir daí ela atraiu a atenção das primeiras missões espaciais, devido à sua forma característica em forma de oculus, numa paisagem desértica sem qualquer outro destaque.
A associação com o olho foi feita em 1965 por uma missão Gemini americana.
Descrita por alguns como uma amonite gigantesco no deserto, a estrutura, que tem um diâmetro de quase 55 km e desníveis de cerca de 300 a 400 m, tornou-se uma espécie de ponto de encontro para as tripulações dos ônibus espaciais.
Asteroide?
Tudo da natureza é muito bonito.
Vale a pena conhecer.
é tanta beleza no SAARA que não tenho como comentar.
DEUS, nosso criador, nos encanta com a natureza.