quinta-feira, dezembro 26, 2024

O olho do Saara

Tem um tempão que eu não falo de lugares curiosos aqui, né? Então aqui vai um bem misterioso:

 

O Olho do Saara

Em uma área remota do deserto do Saara, na Mauritânia especificamente, encontra-se esta formação misteriosa, chamada de o “Olho do Saara”, também conhecida como a “Estrutura de Richat”.

As pessoas que trafegam por esta área na altura do solo, não percebem nada de particularmente fora do comum, mas essa região é vista do espaço, logo se destaca.

175-eye-sahara1

O olho do Saara mede cerca de 50 km de diâmetro, e tem este nome porque quando visto de cima, ele lembra o olho humano. Especialmente quando se considera que ele é realmente uma cúpula baixa, como um grande globo ocular olhando para fora do deserto em direção ao céu.

Sua aparência bizarra e tamanho considerável levaram à grande especulação de como ele surgiu.

8b1df2db5b947107f6079e7a51d56508
mauretania1_large hqdefault (2)

Até o momento ainda é um mistério sua formação.  A melhor hipótese que se conhece ate agora é que  seria o resultado de uma erupção vulcânica atípica, ocorrida há 100 milhões de anos, no período cretáceo, que posteriormente teria afundado devido a um longo processo de erosão. A estrutura foi descrita pela primeira vez nos mapas na escala de 1/200 000 feitos pelo Instituto Geográfico Nacional Francês, em 1963. A partir daí ela atraiu a atenção das primeiras missões espaciais, devido à sua forma característica em forma de oculus, numa paisagem desértica sem qualquer outro destaque.

rich00

A associação com o olho foi feita em 1965 por uma missão Gemini americana.

Image15-eye-sahara

Descrita por alguns como uma amonite gigantesco no deserto, a estrutura, que tem um diâmetro de quase 55 km e desníveis de cerca de 300 a 400 m, tornou-se uma espécie de ponto de encontro para as tripulações dos ônibus espaciais.

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Sepultamento celestial no Tibete (AVISO: não recomendado para pessoas impressionáveis)

AVISO: Este post contém imagens chocantes. O chamado sepultamento celestial é o principal tipo de sepultamento que ocorre no Tibete e em algumas áreas da região. Ele também ganhou o apelido de "esmola dos...

O cemitério do Everest

O Everest ergue-se imponente acima da cadeia de montanhas do Himalaia, elevando-se a 8.850 metros. O silêncio só é cortado pelo rufar dos fortes ventos que atingem a montanha. Impávida, a enorme rocha é...

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.