segunda-feira, fevereiro 3, 2025

O porquê da ferramenta

Meu amigo Hinútil surgiu finalmente com uma possível explicação para o post da ferramenta
A explicação é essa:

A memória funciona por associação, criando e fortalecendo conexões entre neurônios ativados quando vemos ou pensamos em ferramentas, cores, cheiros, formas, emoções… Quanto mais uma associação se repete, mais aquelas conexões são ativadas, e mais elas se fortalecem.

Isso é o que se imagina que acontece quando vemos, usamos ou pensamos em ferramentas, por exemplo. Cada vez que você usa um martelo, o seu cérebro deve ir fortalecendo as conexões da associação ferramenta-martelo.

Aí chega a hora de fazer um teste desses que você recebeu por e-mail. Hora, também, do seu cérebro, lendo a palavra “ferramenta”, consultar suas conexões e pegar o que ele encontrar primeiro que se associe com “ferramenta”. Afinal, a ordem era ser rápido, não é?

Acontece que um martelo é, junto com a chave-de-fenda, a ferramenta mais comum nos lares. E “martelo” também é uma palavra muito mais fácil do que a comprida “chave-de-fenda”… Portanto, há grandes chances daquela primeira associação ser com “martelo”. E se esse não foi o seu caso, aposto que foi “chave-de-fenda”…

E a cor? Também sem mistérios. Dê uma olhada em sua caixa de ferramentas, na seção de ferramentas de um supermercado, ou nas ferramentas em exposição em qualquer loja de material de construção. O vermelho, seguido do amarelo, é a cor predominante nos cabos de ferramentas, provavelmente por uma questão de segurança: vermelho e amarelo são cores que chamam a atenção, dão bom contraste com o preto, cinza e marrom das ferramentas, e além do mais, tradicionalmente são associadas ao perigo das ferramentas. Portanto, mesmo se o seu martelo pessoal não tem cabo vermelho ou uma listra vermelha no punho, o vermelho é a cor mais provavelmente associada à ideia de “ferramenta”!

E todas aquelas contas antes? Ah, aquilo é o truque mais velho e manjado dos mágicos. É assim que o leitor fica pensando que é mágica, mesmo. A função número 1 das contas é manter o leitor concentrado. A função número 2 é só despistar. E a função número 3, a mais importante de todas, é deixar seu cérebro, que está sempre doido para encontrar uma nova associação, achando que o martelo vermelho foi “induzido” por aqueles números.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. Muito bom! Recebi o teste ontem – tu vê, coisas velhas ainda podem ser novas na interenet :) – e fiquei intrigado. Bom saber do truque dos mágicos, heheheh, agora eles não me pegam mais :D

    Abraço
    HunterKiller

    • Essa como eu disse no texto, é a explicação do meu amigo, que é designer, não psicologo como nós dois. No caso, sinta-se à vontade para contribuir com sua explicação, mas sem esquecer o embasamento científico, claro.

      • Um psicóloco grudado no embasamento científico como unica saída. Um claro – “ñ entendi porr nenhuma e vim latir pq ñ entender doi.” Pobre alma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Mariposa imperial

Eu tinha ido comprar umas frutas para o Davi quando me deparei com uma coisa estranha numa pilastra. Eu vi de longe, já que era bem difícil de não notar aquilo. A princípio, eu...

Pessoas amamentando animais

Pode parecer curioso, mas no mundo inteiro, o ser humano amamentar animais é uma coisa relativamente comum. Os índios da América do Sul alimentam seus animais de estimação assim. Pacas, macacos, catetos, uma série...