domingo, dezembro 22, 2024

O que eu aprendi com o meu barbeador

Uma das partes chatas de ser homem é a barba. Com relação à  barba, você tem a opção de não fazer a barba e virar um cover deste cara aqui:

images (72)

 

Ou, claro, fazer a barba. Sem entrar na discussão babaca de modinha de barbinha assim ou assado, o que interessa é que podemos aprender coisas com as menos óbvias das situações.

Comprei um daqueles barbeadores super-ultra-espacial que faz aquela barba ultra-rente, também conhecido como Mach3 ou sei lá o que. Eis que o tal barbeador é bom mesmo e ele dura comigo mais de três meses de uso contínuo, o que deixa qualquer prestobarba no chinelo.

Mas então, é aquilo: Nada dura para sempre e um determinado dia você vai acabar comprando um um refill da lâmina. A primeira coisa que lhe espantará nessa coisa do refill é o preço. Custa caro pra caraca o bagulho. Já vi vendendo por 30 Dilmas na farmácia.

mach_3_com_2

Preciso reforçar: TRINTA REAIS!

R$ 30,00

 

Por que diabos devemos achar normal que um refill de lâmina de barbear possa custar mais que um livro? Que um disco, que um filme, que um ingresso de cinema?

Tem algo errado nisso, não tem?

Pior ainda é quando abrimos a porra da caixa do refill. O impacto de se sentir traído, humilhado, feito de bobo não tem preço.
A embalagem é pequena, mas para o que é, EFETIVAMENTE o que você comprou, ela é grande, gigante!

UM DESPERDÍCIO HORRÍVEL DE MATERIAL

Ali dentro daquela caixinha está um pedaço vagabundo de plastico, onde estão encaixados os refills. Note o óbvio: Onde há espaço para pelo menos cinco lâminas, estão apenas duas, e o resto é um espaço vazio de plastico desperdiçado, feito somente para nos sentirmos compensados com o tamanho da caixa de refill que custa TRINTA REAIS na farmácia.

Onde devia haver mais refills do caríssimo barbeador só tem um escroto logotipo.

mach3sacanagem

 

O mais estranho mesmo, é que eu já comprei essa mesma merda no exterior. E…

gillette-mach-3-caixa-com-8-unidades-do-refil-18605-MLB20157901635_092014-O

 

Não tem golpinho no exterior? Nossa, que legal!

Meu barbeador, companheiro de todas as manhãs acabava de me ensinar uma lição que eu já havia aprendido, mas tinha esquecido. A lição é que uma forma esperta de maquiar o aumento de preço é manter o valor e reduzir o produto.  Essa era uma lição que eu tinha aprendido com o Nutella, mas já havia me esquecido.

Mas para ficar apenas nos produtos de higiene, outra “malandragem” é este “recorte” no tubo de desodorante, que tem a clara função de reduzir o espaço interno. Ele é feito malandramente atrás da embalagem, afim de evitar que o comprador note muito claramente o desfalque de produto.

desodogolpe

O pior é que são muitos produtos usando essa mesma malandragem.

cada-vez-menores-materia

É uma pratica safada, mas não é crime. A redução em si não é ilegal, desde que seja informada com clareza ao cidadão, o que raramente acontece, porque o povo entuba.

Essa prática se chama “maquiagem de produtos”, e não é nova. A maquiagem teve seu ápice nos períodos de congelamento de preços, em especial no Plano Cruzado, em 1986, justamente quando as indústrias, para tentar fugir do tabelamento optavam por reduzir o peso dos produtos, disfarçando o aumento.
A prática foi proibida em 2002, mas a farra come solta ao ponto dos PROCONS aplicarem R$ 35 milhões em multas de 2002 até o fim de 2013.
As empresas costumam ter respostas na manga para essas situações. Geralmente, alegam que “os ajustes atendem à demanda dos consumidores e a adequação do portfólio da marca”, ou “que houve aviso no rótulo”.

E assim, bem pela manhã, diante do meu singelo Prestobarba me dou conta que estamos num mundo de calhordas, do qual jamais escaparemos.

 

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. Coisa normal de país socialista.
    Se pudéssemos importar produtos livremente com praticamente zero de imposto, coisa de país capitalista, aí não tinha essas merdas.

    Tipo carro, aqui custa uma fortuna. Claro, afinal de contas não podemos importar livremente.
    Se pudéssemos importar carros livremente aí sim seria barato.

    E não venham me dizer que o Brasil é capitalista, pois nessa lista: http://www.heritage.org/index/ranking
    ele está na categoria “mostly unfree”, ou seja tem bem pouco livre mercado nessa bosta.

    Logo que der eu vazo para um país bem capitalista, tipo o Canadá, que tá lá no topo da lista.
    Prefiro ser “oprimidu” em um país capitalista do que ser “protegido” dos empresários pelo governo num país socialista, que eu chamo de bostialista.

  2. Eu compro o “Refil” por pouco mais de 40 reais aqui perto da minha casa e ele vem com 4. Só olhar na embalagem que normalmente vem descrito, mas por esse valor está saindo muito caro vindo apenas 2.

  3. Philipe, se possível fale sobre as pirâmides da Bósnia, que se forem verdadeiras supostamente seriam as mais antigas do mundo e mais alta tb com mais de 260 metros de altura construídas com mãos humanas e revestidas de concreto, acho que seria um post bem interessante

  4. Comprei um rexona e reclamei. Pq passou de 90g pra 75g.

    Eles alegaram que o novo “produto” tinha uma fórmula mais leve e que renderia o mesmo.

    Nada de avisos, nada de nada!!!!

      • A fragância de desodorante “Rexona Invisible” que gosto muito e usava a mais de 10 anos havia sumido do mercado desde 2013, então em nov/14 achei novamente e comprei, mas fiquei muito decepcionado, pois notei que o cheiro ficou bem mais fraco e durando muito pouco perto do que era.
        Fiz a reclamação no site da empresa, eles me contactaram e falaram que deve ser um problema hormonal da minha pele, mas que iam me mandar um novo.
        Fico triste com essa “semvergonhice descarada” eu tenho outras fragâncias e usei alternadamente e funcionaram normal, que para mim é passar às 7hs, trabalhar, ir na academia e chegar em casa às 20hs e ainda estar funcionando, agora, se saio para almoçar já era.

        • Na minha opinião o pior de tudo é a alegação de que o produto dura 48 horas, e ainda fazer propaganda disso. 1- é mentira, e 2- pra que raio quero um desodorante pra 48 horas? Vai ver o público alvo são os mendigos.

  5. Tá aí Philipe, pra você sacanear um dos que te sacaneiam. Como fazer o barbeador durar duas, três vezes mais, usando uma calça jeans: https://www.youtube.com/watch?v=XLAFqqUGZ3U
    Veja que é pra passar no sentido contrário ao que se barbeia (não “barbear” a calça). E o melhor é pegar uma calça velha, que não corra risco de desfiar.
    Nunca fiz isso porque uso barbeador elétrico, mas não custa tentar. Na primeira vez que vi, a explicação foi por causa das fibras do jeans, que acabam afiando a lâmina.
    Ouvi falar também em limpar a lâmina com álcool pra evitar oxidação.
    Abraço!

  6. Só para constar existe a embalagem com 4 unidades no Brasil também, mas óbvio que sai muito mais caro.
    E mais um detalhe, eu uso o Gillette fusion que duas unidades custam 40 conto e a de 4 unidades nada mais nada menos do que quase 80 conto !
    http://www.onofre.com.br/refil-gillette-fusion-proglide-selecao-com-4-unidades/59376/05
    Só uso mesmo porque minha esposa ganha um vale alimentação alto e a gente compra no mercado junto com as compras.

  7. Olá Philipe!
    Pois é, a verdade é que no Brasil todas as empresas gostam de tirar dinheiro da gente!
    Eu moro aqui no Japão e uso um barbeador da Gillete chamado Fusion, e o refil sempre vem com 5 cartuchos, eu pago em torno de 2.000 yenes, o que dar em torno de 40 reais, mas vem 5 cartuchos né!
    O que em comparação a esse roubo do Brasil sai muito mais em conta…

  8. Trabalho com análise de embalagens, isso é uma prática bem comum.
    Quase sempre eles tentam compensar a falta do produto com um fundo falso.
    A lei não proíbe esse tipo de redução, mas exige que seja colocado em destaque na embalagem a porcentagem da redução.
    E é claro que isso quase nunca acontece.

  9. Olá Phillipe,

    Como já disseram acima, existe a embalagem com 4 no Brasil, mas obviamente custa mais caro.
    Quanto ao espaço da embalagem, foi mantido deste tamanho não para enganar o consumidor, mas porque ele se encaixa atrás do suporte do barbeador, assim você vai ter suas lâminas sempre à mão quando for se barbear.
    Só fiquei surpreso quando você disse que ele durava 3 meses com você! Estava se referindo à apenas uma lâmina? Se sim, ou você faz a barba de 3 em 3 meses ou sua barba é muito fina, porque comigo, cada lâmina dura apenas 1 barbear… no próximo já está completamente cega.

    Abs

    • Comigo dura três meses cada lâmina! Foi graças a um macete que descobri. Eu tomo banho e faço a barba no final do banho. Como só tomo banho quente, acho que isso amacia bastante a barba e a lâmina não perde o fio comigo. Antes eu perdia tb uma lâmina a cada duas ou três barbas.
      Muitas vezes tenho vontade de comprar uma navalha, mas meu medo é ter soluço, hahaha.

  10. Philipe pode olhar no mercado praticamente tudo teve redução e os preços continuam os mesmos ou até maiores. Em todas as seções, perfumaria, biscoito, macarrão, bebidas pode notar que bem miúdo vem escrito “Reduzido de xx Gr para x Gr”, sacanagem com o consumidor isso

  11. Outro dia eu vi na nova embalagem do Chocooky a maior cara-de-pau de todos os tempos… Eles justificavam o novo tamanho ridículo do biscoito dizendo que agora “ele cabe na sua boca”!
    Só rindo, digo, chorando…

  12. A Nestlé é fera nessa onda de reduzir o volume comprado e aumentar o preço do produto. Outro dia, nem ia comprar, mas estranhei a embalagem do biscoito recheado BONO, que teve o peso reduzido e o preço mantido. Não compro marcas que fazem isso, mesmo que avisem o consumidor.

  13. É Philipe…. aproveitando a deixa, sua reclamação me faz lembrar a situação do refil que custa mais caro do que o produto em si. Veja o exemplo do glade air wick. Se vc compra o produto + a tomadinha, custa R$ 15,00…. mas o refil só com o produto… custa R$ 17,00!! como pode, né?? vai entender…

  14. Para mim a redução pode ser combinada com o governo para mascarar a inflação. Claro que também tem sentido o concorrência, mas como tem uma turma que investe muito em marketing aí, penso que dariam um jeito de contar ao consumidor que o produto da concorrência está mais barato porque vem menos.

  15. Já que estão postando tenicas para economizar as lâminas, aqui vai a minha: de uns 10 anos para cá so uso barbeador eletrico, mas quando ainda usava esses com lâminas (e olha que ainda nem eram esses ultra-mega-power), fazia assim: banhava bem o rosto com água morna (ligeiramente mais quente), depois passava a lâmina de cima para baixo em toda a extensão da barba, uns cinco centimetros de cada vesz e lavaba bem, batendo um pouquinho na pia para tirar todos os pedacinhos de pelo entalados entre as lâminas.Novo banho de água morna e dassa vez passando de baixo para cima e no sentido contrário do crescimento dos pelos, sempre lavando a cada pequena passada. Seguindo essa tecnica meus aparelhos costumavam durar até 40 barbas ou mais, quando ainda eram só duas lâminas. A ideia é não ficar cortando o mesmo pelo várias vezes com o aparelho “embuxado”.

  16. Acho estranho o pessoal dizer que não informam nas embalagens a redução. Eu sempre vejo informada a redução do tamanho dos produtos, e aliás a maioria dos produtos atualmente tão passando por essas reduções. Talvez eu seja tão observador que acabo vendo o que a maioria das pessoas não vê, já aconteceu muito isso, e pensando bem, não fica nem um pouco a vista o aviso de redução nas embalagens. Mas enfim, falando em barbeador de várias lâminas, deixou esse video pra vocês! :P https://www.youtube.com/watch?v=vv-DlNHP5Wo

  17. nosso pais tem entranhado em nossa cultura e nosso habito tirar proveito de tudo, e isso não é apenas em grandes empresas que dão o golpe na cara dura mas esta em pessoas comuns que se aproveitam de todo tipo de situação para ter vantagem sobre as outras, e claro a primeira visata isso é o obvio a se fazer mas o problemas é que as grandes empresas e nosso governo também age assim fazendo que mesmo que vc tenha uma vantagem sobre alguém mesmo assim estará sendo enganado por outra pessoa, e em um mundo assim não há lugar para pessoas honestas isso é pré imposto levando ao fato que não importa o quão honesta a pessoa seja em um dado momento da vida ela será corrompida pelo sistema, por exemplo não importa que vc colocará no poder ele será coagido a entrar na safadeza junto ou será tirado do mapa tudo isso pq não admitimos que nossa culpa, que ensinamos nossos filhos a ser assim e isso se repete a cada geração agravando cada vez mais o problema . o medo é o nosso maior inimigo ele nos impede que vejamos claramente e o medo nos impede de lutar e quem não o tem ou tem menos domina o restante, então pense melhor em ensinar seu filho a reagir e obedecer por medo ensine reagir por caráter pois ele pode vir perder o medo e o caráter escondido atrás do medo pode não ser bom pra ninguém nem mesmo ele!

  18. Por esses e outros motivos que abandonei os prestobarbas descartáveis, há uns 2 anos eu adotei o safety razor (http://goo.gl/KUFy9Y) são aparelhos que usam lâminas que custam infinitamente mais baratas do que os refis do mercado, sem dizer que determinadas lâminas proporcionam um um corte muito mais aparado e bem feito, existem diversos modelos de safety razor no mercado varia de acordo com seu gosto, a dica é importar os aparelhos lá de fora pois sai mais barato (Eu fiz isso) Não me arrependo da minha escolha.
    Eis aqui minha belezinha: http://goo.gl/Uy7sl0 (custo um pouco a mais pq eu gostei demais dela)

  19. Sem querer ser chato, mas lá fora eles quase não produzem refis de 2 unidades, aqui eles vendem 2 unidades porque vender em quantidade menos causa a ilusão de ser mais barato. E existe refil de 4 unidades do Mach 3 sim! E sai BEM mais barato que comprar apenas 2!
    Só que entra o segundo ponto da sacanagem. Colocam poucas unidades nos mercados e sempre e apenas na área de higiene pessoal, escondidinho num canto, enquanto a de 2 unidades você encontra até na frente do caixa.

    E um segredinho: passe a lâmina em um jeans velho, sem forçar, no sentido das fibras. Você vai comprar refis, desse de duas unidades, uma vez por ano e olhe lá!

  20. Eu sempre me perguntei isso, por que o refil custa mais caro que o aparelho?
    Aqui pagava “14,00 Dilmas” (rachei com esta), depois ganhei um elétrico ate o momento esta indo bem, quero ver quando as laminas dele ficarem cegas!

  21. Também fazia barba no banho até que me atacou uma coceira sem tamanho… lá. Descobri que os pedacinhos de pelo grudavam nas partea baixas. Resolvi o problema deixando de fazer barba no banho.

  22. pois é Philipe eu gastava 2 refis por mes fazendo a barba 3x por semana!
    deixei a barba crescer e agora só aparo um pedaço do pescoço 2x por semana, cara eu to usando 1 refil por mes e olhe lá!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os desafios de lidar com um blog grande como o Mundo Gump

Este é o post número 6500 desse blog. Isso deveria ser um motivo de comemorar, eu acho. Mas não tenho tanta convicção. Às vezes recorrentemente, eu me pergunto onde eu estava com a cabeça para...

O mundo depois de nós – Prepotente até no nome

O mundo depois de nós é um lixo de filme que as pessoas que gostam de sofrer podem assistir tranquilamente.

Menino do Rio: Quem foi o cara que inspirou a música

Conheça a história do jovem que inspirou a musica Menino do Rio

Chemtrails

Eu perdi as contas de quantos leitores do blog já me sugeriram este tema. Alguns chegaram até a me perguntaram, desconfiados, por que não toco no assunto chemtrails aqui. A resposta que dou é a de sempre: Ainda estou estudando este assunto. Não é uma resposta evasiva. Estou de fato, lendo sobre a questão dos chemtrails há pelo menos dois anos. Então, mesmo que você saiba bem sobre o assunto, lhe pedirei licença para explicar muito basicamente do que se trata o assunto.