Olhe para esta árvore e me diga: Você sabe o que há de Gump nela? A resposta vai te deixar bolado. Vamos ver a planta mais de perto:
Olhando de perto, podemos ver que a árvore está REPLETA de bolotas. Seria algum tipo de árvore desconhecida que dá sementes pelo tronco (como o faz a nossa jabuticabeira)?
Nada disso.
A primeira coisa que nos chama a atenção quando olhamos para a árvore é que ela parece uma esponja.
Seu tronco esta repleto com milhares de pequenos orifícios onde vemos sementes. Os orifícios se espalham por toda a árvore, da base à copa. O numero de sementes é praticamente incalculável.
Você poderia se perguntar por que elas estão surgindo de dentro da planta. A resposta é que elas não estão surgindo da planta, e sim estão sendo colocadas lá UMA A UMA! Quem é o autor desta insana façanha? Ele:
Este é o Pica-pau.
O tipo mais comum de ave da família dos pica-paus, habita as florestas do México e sudoeste dos Estados Unidos (Califórnia e Oregon). Seu apelido é pica-pau bolota.A principal característica do habitat dessas aves é a presença de bolotas por TODO LADO. Graças ao declínio das áreas de floresta, ele vem expandindo suas áreas de “reserva de comida”, fazendo suas buraqueiras e guardando sementes por todo lado. Isso inclui postes, mourões, e até casas. O pica-pau prefere mesmo o carvalho, mas na falta dessa árvore, qualquer madeira serve.
Esta espécie de pica-pau difere de seu parentes por guardar as sementes na árvore, ao invés de cavar nela uma toca para criar seus filhotes.
O pica-pau faz isso para armazenar as sementes para o inverno, empurrando-as para os sulcos esculpidos à bicadas, nos troncos de árvores. É claro que um só pássaro não faz essa buraqueira toda. Geralmente eles vivem em bandos pequenos, que passam O DIA TODO, sete dias por semana repetindo o trabalho. Numa única árvore podem ser encontradas até 60.000 sementes escondidas. Cada bando tem seu próprio território para alimentação e reserva de comida, de modo que eles se juntam para meter a pancada em algum pica-pau esperto que queira tirar proveito do trabalho deles. Esses espertos existem aos montes. Não só outras aves, como os esquilos são seu principal inimigo.
Como regra geral, o bando dos pica-pau bolota são compostos por 6 a 10 aves adultas, sem contar com os filhotinhos. Do total, o grupo é composto de 5 a 7 machos. Isso faz com que a fêmea seja ULTRA-desejada. Dessa forma, o período de reprodução deles gera uma competição ferrenha pelo direito de acasalar com as fêmeas. Os machos saem na porrada direto durante o acasalamento. Essa espécie de ave não forma pares estáveis e aliás, eles não tem nenhuma simpatia um pelo outro.
A plumagem dos Pica-paus na fase adulta tem cor marrom escuro no dorso, cauda e asas, e inferior – o abdômen, pescoço e cauda – é de um branco-manchado. A fronte é branca, com um fortíssimo bico preto-esverdeado. A maior característica e que os machos tem um “gorro” vermelho, como o Pica-Pau do desenho animado. Nos indivíduos do sexo feminino, o gorro é dividido por faixas brancas.
A reprodução é como a dos outros pica-paus, sendo feita sempre no oco de uma árvore. A árvore é escolhida com cuidado e uma vez feito o “cafofo” ela NUNCA MAIS mudará de residência. Todas as fêmeas do grupo vão depositar seus ovos no mesmo ninho, e depois nascem os filhotes, machos e fêmeas, alternadamente dentro de 11 a 14 dias. Os filhotinhos crescerão rapidamente, e nos primeiros meses de idade voarão do ninho.
O que realmente impressiona nesses animais é sua capacidade de estocagem. Numa floresta de montanha da Califórnia uma só arvore tinha 20 mil bolotas! Num pinheiro ao lado, foram encontradas cerca de 50 mil bolotas! Estes animais guardam sementes durante todo o ano. O dia -a dia é esse. Cava o buraco, pega a semente, coloca no buraco, repete…
Cada bando tem uma área bastante grande, a partir do qual os indivíduos estrangeiros são sumariamente expulsos. A defesa do território é obrigação de todos os membros do grupo.
Ahhhh tripofobia!! Credo!
Pois é. Puro mal estar…
Caramba, sempre senti isso e nem sabia que essa fobia existia! hahaha
haha, vim direto pros comentários pra dizer a mesma coisa. Credo!
Dava um filme de terror gore bacana! Os pica-paus devido ao desequilíbrio ecológico na região ficam inseguros em guardar suas bolotas nas escassas árvores, então eles começam a atacar em bando os humanos para guardar as bolotas nas cavidades oculares deles.
Depois eles aproveitam todas as outras cavidades para guardar bolotas e não satisfeitos começam a cavar buracos nos crânios humanos!
Taí um rapaz criativo!
Hahahaha gostei.
Já pensou se os seres humanos tivessem 10 % dese enpenho?
Isso não é legal pra quem sofre daquela fobia que eu esqueci o nome agora…
Tripofobia… quase tive um treco aqui agora… :(
só digo uma coisa, “em todos esses anos nessa industria vital, essa é a primeira vez que isso me acontece…”
FUCK OFF!!
Esse post deveria ter um aviso de imagens que podem ser fortes!
Minha tripofobia me atacou aqui, pqp… nauseas ftw
ahahaha massa
Hê hê hê hêe hê!
até os animais iracionais pensam no amanhã,se preocupam com o dia seguinte….tem seres humanos que não tá nem ai com nada gasta tudo que tem, recebe 100 mas deve 1000, só se preocupam com o hoje,….lamentavel…..
Poderia ter sido dirigido por hitchcock e se chamaria OS PICA-PAUS
Engraçado, nem sabia que a agonia que eu sentia em ver certos tipos de imagens tinha nome: tripofobia. Tive uma naúsea forte com a primeira imagens de zoom nas bolotas-sementes. Quase infartei. Passei rapidamente pra baixo e vi que eram feitas por pica-paus (bom, logo após ver a imagem do pau na cerca todo furado e passar mal de novo…). Interessante a matéria, mas não gostaria de morar por perto.!!
Ah, descobri o nome da fobia após ler o primeiro comentário.
É a natureza se reinventando pra driblar a destruição causada pelo homem…
Bem contraditório com o pica-pau do desenho…tem um episódio em que ele fica só descansando e comendo enquanto os outros animais trabalham para estocar comida kkkk inclusive um esquilo rs
Arvore dos pesadelos para quem tem tripofobia…