Pode parecer loucura, mas os cientistas fizeram mesmo um rato que pia feito um passarinho.
O rato que pia foi modificado geneticamente pelos cientistas japoneses para compreender melhor como o aparelho fonador dos animais é desenvolvido. Seu objetivo é trazer a luz os processos primitivos que originam à linguagem.
A experiência gerou um curioso numero de ratos mutantes. Além do rato que pia, eles conseguiram obter um rato que lembra um cão da raça dachsund, com patas pequenas e corpo comprido.
Agora o laboratório já gerou mais de cem ratos piantes para as pesquisas futuras.
“Os ratos são melhores do que as aves para o estudo porque são mamíferos e muito mais parecidos com seres humanos em suas estruturas cerebrais e outros aspectos biológicos,” disse Arikuni Uchimura, líder da pesquisa.
“Estamos vendo como um rato que emite sons novos afetaria camundongos normais no mesmo grupo … Em outras palavras, se ele tem uma conotação social “, disse ele, acrescentando que os ratos normais vocalizam principalmente sob estresse.
Uchimura disseram que os gorjeios do rato que pia “pode ser algum tipo de manifestação de suas emoções ou condições corporais.”
A equipe descobriu que os ratos normais que cresceram na companhia de ratos piantes emitiam guinchos ultra-sônicos em menor quantidade do que outros. Isto poderia significar que os métodos de comunicação podem se espalhar no mesmo grupo, como um dialeto.
Uchimura disse ao Daily Mail que tem sonhos de contribuir com a “evolução” dos camundongos através da engenharia genética.
“Eu sei que é um tiro no escuro e as pessoas dirão que é “absurdo” … mas eu estou fazendo isso com a esperança de fazer um Mickey Mouse algum dia.” disse.
genial,mas seria possivel modificar o animal geneticamente para faze-lo falar que nem nós?
Creio que isso seja impossível.