Deixe uma água-viva no sol por tempo suficiente, e ela irá encontrar uma das mais desgracentas mortes possíveis para um cnidário: irá evaporar.
Formada em mais de 95% de água, as medusas ou como são popularmente conhecidas, “águas-vivas” são criaturas ridiculamente simples. Eles não têm cérebro, nem pulmões e muito menos olhos. Junte um monte de tentáculos, uma cavidade estomacal, uma cabeça de guarda-chuva e você praticamente criou uma água-viva. Para a respiração, esses animais com cara de alienígenas têm somente a pele fina o suficiente para deixar passar o oxigênio. No entanto, nessa simplicidade há variedade e, em pelo menos um caso muto, muito GUMP, a imortalidade!
A Turritopsis nutricul é a medusa imortal.
Os adultos têm 5mm de diâmetro e são coisinhas transparentes. Ao olhar pra ela debaixo dágua, você veria uma pequena esfera cercado por algo entre 8 e 24 tentáculos espalhados, se balançando contentes. Porém, quando essa água-viva fica entediada, ou quando as coisas ficam difíceis, ela pode mudar. Ela apenas começa a ficar mais jovem!
Ele se move para a superfície e se contrai firmemente. Então lentamente ela se torna uma esferinha. Como uma bolota, ele executa um processo especial, chamado transdiferenciação. Isso é uma maneira pela qual alguns animais, como caranguejos, fazem regenerar seus membros. As células tornam-se simplificadas, então são refeitas como novas células, dando ao caranguejo um novo braço, ou uma estrela-do-mar uma nova perna. É quase que uma metamorfose reversa.
Mas a Turritopis nutricul é único bicho conhecido no reino animal porque faz isto com todo o seu corpo!
A água-viva ressurge como uma criança perfeitamente formada, pronta para começar a viver tudo de novo! Nada mal hein? Enquanto a água-viva não acaba sendo jogada na praia e morre por evaporação, ou é comida por algum predador, ela vai fazendo isso indefinidamente. Os cientistas acreditam que não exista limites para o numero de vezes que esse bicho pode se gerenerar completamente. Isso torna ela possivelmente, a única criatura imortal na face da Terra.
Dada a sua longa vida útil, não é nenhuma surpresa que elas queiram viajar. Esse tipo de cnidário está se espalhando de sua casa no Caribe para lugares tão variados como Espanha, Japão e Panamá. Enquanto houver água é quente, eles podem encontrar o seu caminho pra lá, trazendo uma dose de imortalidade para as águas perto de você.
Não deixe de ver este super post gump com as mais incríveis águas-vivas do mundo!
fonte, fonte, fonte
Heheh, tipo os Elfos. Imortais até que algo os matem.
Parece a “Regeneração” dos Time Lords de Doctor Who.