quinta-feira, janeiro 2, 2025

Ouvindo as árvores

Eu vi isso aqui que o meu amigo Hermínio Neto postou e achei muito maneiro.

É um toca-discos (quem é véio sabe do que eu tô falando) que ao invés de tocar um LP toca um tronco de árvore! Muito louco.

Trata-se de um projeto artístico de extrema sensibilidade que foi criado pelo artista alemão Bartholomäus Traubeck.

liquidgold_treering-source-noaaIntitulada “Years”, a obra traduz a textura natural de um disco de madeira em notas musicais. A música é produzida mais ou menos como ocorre em um toca-discos comum, mas no lugar do vinil entra o disco de madeira e a tradicional agulha dá lugar a um sistema de câmera que captura imagens que são processadas por um computador levando-se em conta a resistência da madeira, espessura e taxa de crescimento. Essas informações são utilizadas pelo software para “tocar” um piano. Cada árvore e cada fatia de madeira que pode ser extraída dela gera uma música única.
Claro que sendo um projeto artístico a musica não é pensada para ser comercial, então, não espere ouvir Lady Gaga, Madonna e correlatos. São apenas sons que surgem dos veios da madeira. Veja a musica sendo tocada!

 

YEARS from Bartholomäus Traubeck on Vimeo.

 

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. Viajei aqui no seguinte: os anéis são um “retrato” dos anos de crescimento de uma árvore e retratam mudanças do clima e de seu ambiente durante sua existência. Será que mudam os compassos e o andamento da música, por exemplo, quando há épocas de muita seca, frio, calor ou outras variações? Será que a árvore, crescendo mais rápido, por exemplo, em épocas mais favoráveis, tocaria num ritmo mais “alegre”?

  2. Curiosidade: esse sistema de leitura laser é o utilizado para restaurar audições antigas em discos e cilindros que foram feitas até em cera e que se encostar uma agulha já era.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Estuprada pelo poltergeist: O caso paranormal de Doris Bither

As manifestações sobrenaturais perseguiriam implacavelmente aquela família desajustada e os cientistas não podiam fazer nada para impedir