sábado, dezembro 21, 2024

Padre zumbi – Parte 1 – Escultura

Ontem mesmo eu esculpi o Padre Zumbi, mas só consegui assar ele hoje. Vamos ao passo-a -passo:

Eu começo sempre usando a base de MDF, onde faço dois furos e um corte entre eles no fundo da base. Nos furos eu passo um arame de alumínio no exato calibre do furo. O arame faz um “U”, atravessando a base e as duas pontas ficam para cima. Eu torço as duas pontas, de modo a fazer um tipo de “pino”, que servirá para sustentar a peça durante a confecção.

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O arame não pode ser muito torcido ao ponto de romper-se. Eu seguida, eu pego Super Sculpey e aperto sobre a coluna central. Nessa fase eu poderia usar papel alumínio comprimido para fazer um recheio e assim economizar a massa, mas optei por usar uma massa velha que eu tinha aqui e fiz 100% de massa.

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Eu sei… Não ta parecendo o padre ainda.

Eu vou adicionando massa até ter uma forma aproximada da peça. Neste ponto, eu usei a outra peça (ao fundo) para ver se não estava muito fora da medida.
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Em seguida, começa a parte mais gostosa da parada, que é esculpir mesmo o zumbi. Para facilitar, eu separei a cabeça do corpo.

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Eventualmente, eu “monto” as duas peças para ver como ficam juntas e onde tenho que tirar e/ou colocar mais massa. A ideia é fazer um padre idoso, contaminado, mas não com um semblante de fúria, como o zumbi C foi. Testei ele um pouco corcunda para ver como ficaria.

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Nessa fase eu posso brincar com ele, virando a cabeça, inclinando mais ou menos. Até ficar numa pose que me agrade.

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Quando eu acho que está razoável, começo a trabalhar os detalhes. A primeira parte são as estruturas da cabeça, a começar pelos olhos. Eu uso um cutelo para fazer linhas quase invisíveis na peça, que me guiam para não errar muito nas proporções, embora a assimetria facial num zumbi não seja nada odioso.

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Eu uso esferas de rolamento para os olhos, um macete muito útil que poupa um grande tempo. Daí em diante não tem mistério. É pegar o instrumental e ir mexendo na cara dele até ficar como eu quero.

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Quase toda peça que eu faço, eu tento inventar algo diferente. Nessa eu fiquei pensando um jeito de fazer um cabelo que parecesse o cabelo de quem recou a cabeça, mas ele já começou a crescer. Modelei o zumbi careca, com a cabeça lisinha e construí uma ferramenta para fazer dezenas de micro-furos na cabeça dele de uma só vez. A ferramenta parece um pequeno pincel com cerdas de aço. Inclinando a ferramenta e molhando ela em álcool isopropílico antes de bater contra a careca do padre, eu consegui fazer uma espécie de textura que lembra um carpete. Acho que poderá funcionar com a pintura de pincel seco logo mais.

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Depois disso, eu modelei o crucifixo.

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Eu planejava comprar uma corrente em miniatura para usar no crucifixo, mas na loja que eu fui só tinha umas correntonas enormes. Nenhuma como eu idealizei, o que me obrigou a rever a ideia da corrente, pois se eu fosse usar corrente, ela teria que ser colocada manualmente nas peças, após a pintura, já que a forma vazada da corrente impede tirar o molde dela.

Dessa forma, usei um arame bem fino, quase da espessura de um fio de cabelo, que trancei apertadinho e assim fiz uma “cordinha” com ele. Como é arame, é moldável e funciona bem na massa que vai ao forno.

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É importante que o arame esteja bem encaixadinho na massa de modo que não passe silicone por baixo dela, o que invariavelmente estragaria o molde. O próprio crucifixo também é assim. Na parte em que ele se desprende da batina, é preciso fazer um reforço invisível por baixo, que impede o silicone de passar ali e eventualmente quebrar o molde ou a cópia.

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Qaundo eu achei que a peça estava legal, levei ao forno para assar.
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Agora que a peça esta assada, vamos para a fase de pintura e acabamento amanhã (com minhoquinhas felizes!)
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Espero que tenham gostado.

Se alguém quiser este zumbi, basta comentar dizendo que quer e eu te coloco na lista.

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Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

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Comentários

    • Tem muitas massas possíveis para esculpir. A que eu mais uso é a polyclay Super Sculpey, que vc pode assar no forno e ela fica dura. Mas também já usei muito epoxi. Também uso plastilina e eventualmente oil base clay. Mas essas duas não secam, e podem se reaproveitadas, mas o ruim é que nelas não da pra pintar.

  1. Achei muito bom, no nível das demais. Mas sendo sincero, me arrependi de ter votado no padre, que tinha a história mais interessante. O Soldado-Zumbi ia dar um diferencial muito legal agora, até enriquecer a coleção iria, mas enfim, vamos aguardar a repescagem! Parabéns pelo trabalho!

  2. Cara, suas esculturas estão ficando cada vez melhores. Sou seu fã. Meu sonho de criança era trabalhar em Hollywood fazendo esculturas e maquiagens para efeitos especiais. Se não tivesse passando por uma fase ruim ($$$), com certeza ficaria com uma escultura dessas. Queria poder contribuir com o projeto. Boa sorte nessa empreitada. Grande abraço.

  3. Tá mto show.. parabéns pelo seu trabalho..

    Ficou parecido com aquele padre malucão do filme A Profecia.. numa versão zumbi.. rsrsrs.. principalmente por causa da cabeça raspada.. mto legal..

    Parabéns!!

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