Parece que buscar um “snack de baixa caloria” virou algo realmente perseguido pelas pessoas. Do gelo frito a pedras de chupar, sem falar naquilo que parece um pastel de pentelhos, já vimos coisas bem estranhas por aqui.
Assim, não se espante em descobrir a nova moda do churrasquinho de rua: O churrasquinho sem carne. Isso mesmo, pessoas estão – veja bem, cara – pessoas estão PAGANDO para CHUPAR palitos saborizados. Sem carne, sem bife, sem nem mesmo o “churrasquinho de gordurinha” que vende ali em São Gonçalo. (caso esteja curioso, em alguns churrasquinhos de rua em São Gonçalo, você pode adquirir um delicioso espetinho cheio de pelotas de gordura, que são assadas na brasa. É só gordura, por isso é mais barato.)
Mas nada pode ser mais zero calorias que chupar um pau palitinho de bambu duro e quente.
Palitinhos temperados
A mídia chinesa destacou um dos lanches noturnos mais populares no sul da China: os “Spicy Bamboo Skewers” (Espetos de Bambu picante). CRIADO pelo proprietário de um churrasco em Shaoyang, na província de Hunan, esse petisco incomum consiste em espetos de bambu temperados com uma mistura de especiarias, pimenta e cebolinha. Depois, são assados em uma churrasqueira para adicionar um toque defumado.
Os espetos, feitos de madeira, são vendidos em embalagens de 50 unidades por apenas 10 yuans (aproximadamente US$1,4), tornando-os acessíveis e deliciosos. Você não come os espetos de bambu, mas os chupa para saborear o gosto, desfrutando assim de uma refeição sem culpa.
O Sr. Ma, creditado como o criador dos Spicy Bamboo Skewers, afirma que sua inspiração veio das mulheres preocupadas com o peso que frequentavam seu restaurante à noite e recusavam-se a pedir comida por medo de ganhar calorias. Ele desenvolveu esse petisco para que essas clientes pudessem experimentar o sabor do churrasco sem ingerir calorias extras.
Originalmente, os Spicy Bamboo Skewers foram pensados como uma estratégia para atrair atenção, especialmente nas redes sociais, mediante plataformas como o Douyin (versão chinesa do TikTok). Entretanto, após um vídeo do Sr. Ma exibindo seu petisco peculiar, pessoas começaram a frequentar o estabelecimento para provar os espetos picantes. Atualmente, Ma recebe centenas de pedidos diariamente, tendo que se esforçar para manter estoques suficientes de espetos de bambu, mas não se queixa, uma vez que ganha entre 5 a 6 yuans por cada pedido.