A palavra pareidolia vem das palavras gregas para (para – nas proximidades, sobre desvio de qualquer coisa) e eidolon – imagem. O fenômeno se manifesta na forma como algumas das imagens corriqueiras podem ser interpretadas de modo diferenciado pelo nosso cérebro.
Há várias teorias sobre as causas do surgimento desta característica no homem. Carl Sagan, o cosmólogo americano certa vez argumentou que pareidolia foi uma das ferramentas para a sobrevivência do homem antigo. Em seu livro de 1995 “The Mundo Assombrado pelos Demônios: Ciência como uma vela no escuro”, escreve ele, que a capacidade de reconhecer rostos à distância ou com fraca visibilidade era de propriedade extremamente importante. No curso da evolução em seres humanos desenvolveram um mecanismo que permite que um um vislumbre do sexo da pessoa a ler suas emoções, e outras características.
Tem gente que ganha uma grana boa com pareidolias. Um bom exemplo é a americana Diana Dayser, que em 1994, deu uma mordida numa torradas com queijo, e ao olhar para a torrada ela viu ali a Virgem Maria. A mulher manteve o sanduíche meio comido por mais de 10 anos, e, finalmente, colocou à venda no eBay. O anuncio recebeu 17 milhões de visualizações e foi vendido por 28 mil dólares em seguida!
No ano passado, foi vendido no eBay nuggets de frango que se assemelhavam a um retrato de George Washington – ele foi arrematado por 8.100 dólares!
Dito isso, é uma boa sempre ficar de olho, pois nunca sabemos se uma pareidolia pode ser mais que divertida.
Furacão Matthew, apenas uma FUCK pareidolia.
https://uploads.disquscdn.com/images/c6aaf8e7cecb7ca97c386e8b861779d5471adbd77bfcbf674d5785964a95e924.jpg