Imponente, gigante, assustadoramente alta e com penhascos verticais de matar de medo o mais ousado dos alpinistas, as montanhas de Tianmen ficam na China.
Pra chegar lá você percorre um caminho digamos incomum. Isso envolve muitas escadas! Tem que ter preparo físico!
Subindo, você passa por um buracão gigante no meio da montanha!
O penhasco tem nada menos que 1.430 metros de altura e fica em Hunan, na China. Aliás, foi na Província de Hunan que nasceu o ditador Mao Tse Tung, considerado o “pai” da República Popular da China e ainda hoje em dia o maior ícone do regime. Olhando de longe, é difícil de imaginar o quanto este incrível lugar que seria o pesadelo de qualquer pessoa com fobia de altura atrai tantos visitantes curiosos e assombrados com a paisagem abaixo de seus pés.
Olha o visu:
Uma insana passarela de vidro contorna o penhasco, permitindo aos que se atrevem a passar ali a sensação de andar sobre o vazio e desfrutar da floresta do Parque Nacional, quase um quilômetro e meio abaixo deles.
Para andar ali você tem que usar umas galochas especiais que visam proteger o vidro de arranhões, garantindo assim sua transparência. Por sua vez, as galochas também deixam seu andar mais escorregadio. Tem noção do que deve ser a sensação de escorregar ali?
Curiosamente, esse caminho de vidro chinês é só uma parte do impacto que os turistas tem neste passeio. O Parque Nacional da Província de Hunan tem ainda um teleférico GIGAAANTE, que permite aos visitantes desfrutar plenamente a paisagem de tirar o fôlego.
Você certamente vai lembrar dessa estradinha cheia de curvas, que já apareceu ate em comercial de carro aqui no Brasil.
Hunan fica na parte sudeste da China, e é considerada um dos lugares mais interessantes e surpreendentes do mundo. É lá que ficam as famosas falésias quartzito, atingindo uma altura de oito metros. O número de tais rochas em Zhangjiajie corresponde a mais de três mil!
As montanhas Zhangjiajie têm uma característica única: Quanto as demais cadeias de montanhas são como serras, Zhangjiajie parece completamente diferente. Aqui os picos são separados por florestas de pinheiros verdes, o que lhes dá uma aparência linda.
A combinação com a tradicional paisagens chinesa de rios, cachoeiras e montanhas, contribui para o impacto de Zhangjiajie. Na transparência do fluxo de água corrente surgem várias cachoeiras. As árvores crescem ao longo das margens no desfiladeiro, e há muitas espécies animais raras por ali.
A montanha mais alta em Zhangjiajie se chama Tyantszyshan (Filha dos Céus). Muitos habitantes locais dizem que lá existe uma ponte de pedra natural, sob a qual encontra-se um abismo sem fundo. Segundo a tradição, os chineses que ali chegam jogam chaves no abismo. Isso simbolizava a busca da felicidade, da paz e do amor.
A UNESCO elegeu o lugar como um dos mais importantes patrimônios naturais da Terra, em 1992. Isso incluiu as áreas ajardinadas de Wulingyuan. Todo o Zhangjiajie foi incluído no registo da UNESCO de parques geológicos do mundo. Além rochas Wulingyuan, faz parte de um dos maiores parques nacionais da China, que inclui quatro áreas – Sanchzhi, Zhangjiajie, Tyantszyshan e Syuosiyu.
Veja mais algumas fotos de tirar o fôlego desta passarela incrível.
A esta altura, talvez você esteja se perguntando como que os caras construíram esse treco. Meu, se prepara pra ficar bolado!
Os doidos se penduraram em cordas, muitas vezes equilibraram-se precariamente em treliças de BAMBU e placas de madeira perigosamente expostas ao tempo, ao vento, às chuvas… E DIVERSAS VEZES SEM EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA! Olha o nível de doideira!
Quem vê o lugar hoje, com a passarela de vidro, não imagina o sufoco dos pobres trabalhadores. Uma gente acima de tudo corajosa.
Não podemos dizer que não valeu à pena!
meu Deus….
A vida dos trabalhadores não China não tem valor nenhum. Deve ser incrível visitar esse lugar, um visual único, espero que o vidro seja de boa qualidade.
Esses vidros devem ter limite de peso né? Só vi gente magrinha ali.
Hahaha pode crer. É dificil achar gordo na China.
Bem interessante ! Lugar doido ! Deve ser demais ir para visitar isso ! A China em si, tem várias coisas interessantes …
Curiosidade, existe algum dado de quantos trabalhadores morreram na obra?! Isso é se ocorreu essas infeliciades obviamente …
Hummm, não achei nada. Acho improvável que tenha, já que comunistas não gostam de coisas que peguem mal pra eles. Mas posso procurar.
Cara, eu fiquei mais impressionada com a maneira como as passarelas foram construídas do que com a altura do lugar! Que loucura!
Philipe, você matou uma charada. Por coincidência tinha visto um vídeo em chinês sem nenhuma referência desse lugar. Agora localizei um vídeo impressionante. Esse cara acho que eh o melhor do mundo e amigo do brasileiro que faz um programa no OFF – “sem asas”. Acho que é Americano, quase morreu ano passado na África do Sul. Mas nesse vídeo dá tudo certo para o maluco. É nesse lugar que você postou: http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/china/8786574/Human-glider-flies-through-hole-in-the-side-of-mountain.html
Me estremeci só de ver as fotos da construção. PQP
Tem uns caras muito corajosos lá. Tb, num país que coloca estudantes de ensino fundamental para limpar as janelas do terceiro andar da escola, pelo lado de fora e sem equipamento de segurança, era o minimo que poderíamos esperar.
Philipe,
muitas vezes a estradinha de curvas fechadas é confundida com a estrada da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina….
Gente, é botar muita fé num bambuzinho!!!!!! Aff
Eles distribuem fraldas descartáveis na entrada?
nenhuma baixa?
Me deu aquele frio no saco quando vi essas fotos. Sabe aquele calafrio de altura??? Pois é!!!
Não sei como ninguém comentou que esse negócio parece cenário do filme Avatar.
Anotado para a lista de próximos lugares que desejo visitar, hehehe! =)
Valeu a dica! Show mesmo!
provavelmente hj vou ter pesadelos horrendos…sobre altura,é claro! Ai que medo!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Caraca, que lugar incrível!!! E que trabalhadores corajosos, uau!
Sem comentário! Só Loucura .
Hmm… Agora sei da onde tiraram inspiração pras montanhas que aparecem no Dragon Ball Z..
É exatamente isso!
Me deu vertigens só de ver as fotos!
Muita coragem dos trabalhadores, que não são valorizados como deveriam, na China.
Parabéns pelo artigo Philipe!
Pois é, e nem precisamos pensar muito para sacar que eles não deviam ter nem ao menos seguro de vida.
MUITOS ANOS DEPOIS UMA GUERRA TERMINA COM A TERRA, NOVA CIVILIZAÇÃO SURGE MILHARES DE ANOS DEPOIS, PESSOAS ENCONTRAM ESSE LUGAR E CHEGAM A CONCLUSÃO QUE NÃO PODE TER SIDO FEITO PELA MÃOS DOS SERES DESSE MUNDO, QUE PROVAVELMENTE NAVES E UMA CIVILIZAÇÃO AVANÇADA DE OUTRO PLANETA FIZERAM TODO ESSE IMPRESSIONANTE TRABALHO, E NINGUÉM CONSEGUE ENTENDER A RAZÃO DISSO, E DIZEM ATÉ MESMO QUE ALI EXISTE ESTRANHOS PORTAIS E QUE LUZES SÃO VISTAS NO CÉU…HUMMMM….HE HE HE! A PROVA QUE OS HOMENS SÃO BEM MAIS IMPREVISÍVEIS DO QUE SE POSSA IMAGINAR E QUE MUITAS ARQUITETURAS DO PASSADO PODEM MUITO BEM TEREM SIDOS CONSTRUIDOS PELO PRÓPRIO HOMEM…BEM EU SEMPRE PENSEI MESMO QUE OS ORIENTAIS SÃO DE OUTRO PLANETA!
Exatamente. Falou tudo. O mesmo vale pra computadores, prédios, etc. (só não precisava ter gritado ‘caps lock’).
Admirei o trabalho é coisa de doido kkkkk
quem sebe quantos trabalhador morrerão fazendo isso
Eu sei a resposta: não “morrerão” ninguém na construção, pois a obra já terminou… agrora, que muitos MORRERAM durante o trabalho, isso é certeza!!!
PLILLIPE, voce é um poeta!
Fiquei amarrado nos corrom?s das passarelas que imitam um “cipoado”.
Ninguém disse, mas com certeza devem ter acontecido muitos “escorregamentos”, na época dessas cpntruções, não é?
Hahaha valeu. Realmente, se alguém caiu lá, já era. Não deve sobrar nem pra enterrar.
Nossa como eu ia morrer sem saber que um lugar assim existia??? Muito obrigada, 1° visita e com certeza voltarei mais vezes adorei!!!
Será mesmo coragem, ou simples submissão? Para quem conhece as “linhas de montagem” deles, não há muita diferença entre o sistema de trabalho de lá e o trabalho escravo. Quem garante que o sujeito não era obrigado a “posar” para a foto, enquanto o cara com o fuzil na mão ficava fora do campo de visão da câmera???
interessante, lindo, e… assustador!
Muito lindo, fiquei apaixonada pelo lugar. Esse nosso mundo tem lugares extraordinários mesmo.
TIDO O QUE FOR VERDADEIRO E IMPORTANTE PERMANECERÁ NA ETERNIDADE!
Parabéns pelo post amigo… eu já tinha lido muito sobre o Everest e não tinha achado matéria com tantas informações quanto esta… recentemente fiz uma escalada de 6088m e realmente é muito exaustiva e requer muita força, não só física mas também psicológica…. O guia me disse que a cada 10 Brasileiro apenas 1 consegue subir devido as condições extremas onde na qual não estamos nem um pouco acostumados.. E para mim foi uma grande conquista visto que consegui mesmo em condições adversas, e sem aclimatação… Sem dúvidas só vai entender este tipo de loucura quem já chegou ao topo de uma alta montanha… E este é um sonho que tenho para o futuro.. Quem saber daqui a uns 5 anos eu estou postando aqui que consegui chegar ao topo!! Ou não… Mas como diz um ditado bem conhecido “Lutar SEMPRE, Vencer Talvez… desistir JAMAIS!!! Mais uma vez parabéns pelo post!!
Se quiserem saber como foi minha escalada ao Huayna Potosi na Bolivia acessem meu blog: http://fuuiporai.blogspot.com.br/2013/09/huayna-potosi-6088m-parte-final.html
Cara, imagina passar por aí! eu ia chorar de medo, com as pernas bambas e eu entraria em pânico, acho que eu quebraria isso aí…
kkkkkkkk
Lugar lindo!! Ano que vem irei para China e com certeza vou visitar esse lugar! Vou fazer valer a pena o que esses trabalhadores passaram rsrs
acho que escolhi minha próxima viagem….
O lugar é lindo, mas sabe quando irei a um lugar desses…..nunca, vai que esses vidros desprendem das rochas? Eu hein…prefiro morrer em terra mesmo….
pare-se incrível como se consegue , gosto lindo
muito coragem desses trabalhadores……….