Pi, a criptomoeda que você minera no celular

Há mais ou menos um ano atrás eu estava de bobeira fuçando um fórum quando vi um cara falando que estava experimentando uma criptomoeda que ele minerava pelo celular. Como eu estava numa fase de estudar tudo que passava na minha frente no mercado cripto, NFT e etc, resolvi baixar para ver o que era.  Basicamente era um app que a principio achei meio idiota. Você tem um botão chamado “minerar”.

Você clica naquilo ali e o app começa a minerar o tal Pi. A taxa de mineração desse treco é baseada em diferentes fatores, entre os quais estão você se oferecer ou não para ser um node de rede, ou quantas pessoas vc referenciou. Ai já achei o bagulho meio pirâmide, mas eu ia lá e clicava minerar para ver. Com o tempo meu saldo de pi minerado foi subindo, porque era fácil, sempre que eu lembrava clicava e pronto. Ficava lá minerando. Eventualmente ao clicar em minerar ele abre essas propagandas de joguinho, e aí eu fiquei tentando imaginar que talvez fosse só um genial sistema para o cara faturar com propaganda num app tosco que mostrava números. Mas depois de algumas pesquisas básicas eu vi que o tal Pi Network era uma moeda nova mesmo à época, que certamente estão financiando os desenvolvimentos com essas propagandas.

Como eu não sabia se essa porra era golpe ou não, não indiquei ninguém e fiquei um ano minerando isso, “na encolha”.  Ontem eu fui ver se já tinha pelo menos dez reais de pi e… Fiquei chocado. Se tudo for como parece, eu já tenho uma boa graninha de quase cem mil merréis! Será????

Vamos falar um pouco sobre esse treco.

O que é a PI?

criptomoeda Pi (PI)  afirma fornecer aos usuários uma nova criptografia com todas as vantagens do bitcoin ( BTC ), evitando suas armadilhas. (de cara, isso já parece presunçoso, mas virou modinha falar que tudo é melhor que o BTC – e não, não é. )

Por enquanto, a Pi está em desenvolvimento, o que significa que quase quatro anos após seu lançamento inicial, ela ainda não pode ser vendida em nenhuma bolsa. Ainda não existe em um blockchain ativo. Mas esse mês ela liberou a carteira ainda na fase de testes, com 100 Pitests (uma graninha ficcional só para os devs estudarem o fluxo). Todo o Pi, é minerado por pessoas que se inscrevem no aplicativo Pi de seus telefones e apertam um botão.

Então, o que é a criptomoeda PI? Como funciona a Rede Pi? Vamos dar uma olhada e ver o que podemos descobrir.

A Rede Pi

Pi Network foi estabelecida pelos acadêmicos da Universidade de Stanford Nicolas Kokkalis e Chengdiao Fan em 2018. Em 14 de março de 2019, eles publicaram o whitepaper e lançaram o aplicativo Pi Network.

O aplicativo Pi Network é usado para minerar a Pi, com os usuários pressionando um botão a cada 24 horas. Os usuários recebem um código de convite de um membro para ingressar no aplicativo. A plataforma possui um sistema de referência no qual os usuários ganham dinheiro extra com base em quantos novos usuários eles se cadastram (soa pra caralho como uma pirâmide, mas enquanto não me pedirem dinheiro diretamente tá beleza).

A Pi Network difere de muitas outras criptomoedas porque emprega um mecanismo proprietário conhecido como Stellar Consensus Protocol , que permite que os usuários recebam benefícios por sua participação na rede.

Existem quatro tipos de usuários na rede Pi, são eles:

  • Pioneiro : Pessoas que mineram Pi clicando no botão de raio chamado Minerar. (basicamente o que eu e você somos ao baixar o app)  Havia mais de 35 milhões de Pioneiros, em 5 de janeiro de 2023.
  • Contribuidor : os usuários fornecem uma lista de usuários confiáveis ​​para a rede em troca de um incentivo.
  • Embaixadores : Pessoas que trazem novos usuários para a rede usando seu código de referência (eu).
  • Nodes : participantes usando o software Pi node em seus computadores domésticos.

Quando a rede pi foi lançada, a taxa básica de mineração era de 1,6 PI por hora, que foi reduzida para 0,8 PI após a adição de 100.000 usuários. Quando um milhão de pessoas começaram a usar o aplicativo, a recompensa diminuiu para 0,4 PI por hora e caiu para 0,2 PI por hora quando sua base de usuários atingiu 10 milhões. A mineração continuará até que a rede atinja um bilhão de membros.

Qual é o valor da criptomoeda PI?

Aqui que está porque eu sou um riquinho de Shoerdinger: A PI é um token não listado ainda, o que significa que praticamente, ela ainda não vale nada, desde 9 de fevereiro de 2023. Como resultado, não há dados históricos sobre o desempenho da Pi Network, pois o token ainda não foi lançado em nenhuma bolsa de criptomoedas.

Eu já tenho cerca de 500 pi na minha conta, e olhando pelo coinmarketcap, podemos ver que há um valor estimado para a PI na faixa de 50 dólares., o que me  leva ao delírio emocionado de ter feito 25 mil doletas apenas clicando num ícone do celular quando eu me lembrava de fazê-lo. Na cotação do dólar hoje meu Pi passa de 126 mil reais, o que dá uma bela entrada num imóvel, hein? Com uma porra dum CLIQUE.

Se isso for verdade ai ser uma das coisas mais Gumps que aconteceu comigo. Mas vamos em frente para entender a Pi:

Os criadores da Pi Network ainda não revelaram o número de moedas em circulação quando o projeto for formalmente lançado e a oferta máxima ainda será determinada.

Esse é um problema que é claramente perceptível quando você saca alguma coisa sobre cripto. O volume em circulação afeta diretamente o preço. Então eu não sei como o coinmarketcap meteu esses 50 dólares lá. Pode ser tudo ilusório. Pode ser que nego coloque trilhões de pis na oferta total fazendo o valor do ativo desvalorizar. Há criptomoedas que valem quase literalmente nada, com até cinco zeros depois da vírgula. Um exemplo de moeda quase free é essa bostinha aqui chamada Shiba Inu. E ainda assim, com uma moeda que não vale NADA, tem alguém que fez 5 BILHÔES DE DOLARES, maluco. 

É insano. É muito insano pensar nessa coisa, por que alguém pega dinheiro de verdade e compra um bagulho que não é nada mais que uma ideia, uma fantasia, um “dinheirinho mabel”, mas depois de um porrilhão de malucos do mundo fazerem o mesmo, veja só, o cara enriquece com dinheirinho de mentirinha de cachorrinho. Minha filosofia de vida é que:

“O mundo é louco, quanto antes entendermos isso e soubermos surfar a onda da maluquice, melhor pra nós.”

Em 29 de dezembro de 2022,  a exchange de criptomoedas Huobi Global  anunciou  a listagem da PI. A moeda hipotetica estava começando a virar uma criptomoeda pra valer.

Nas 24 horas seguintes ao anúncio, o preço do PI subiu 461,3%, de $44,03 para estonteantes $ 232,97 em 30 de dezembro de 2022, de acordo com dados da  CoinGecko .

Sabe o que isso significava em Dezembro? Que eu tinha mais de 602 MIL reais me esperando no mundo de Beakman!

 

Felizmente eu não fiz essa conta em janeiro e não tive um siricotico de emoção

De acordo com o agregador de dados, os usuários também já negociam o token Pi Network no XT.COM e BitMart.

No entanto, a Pi Network respondeu alertando contra a listagem de seu token na Huobi e outras exchanges,  twittando  que ainda não havia “autorizado nenhuma listagem de exchange” em 29 de dezembro de 2022. A Pi Network também passou por vários marcos no ano passado.

Em setembro de 2022, a Pi Network anunciou o lançamento do Pi Connect. O Pi Connect foi projetado para atender às atuais limitações criptográficas da Rede Pi, além de oferecer aos usuários informações sobre o preço e a taxa de conversão do Pi para outras criptomoedas populares. O Pi Connect permite que os usuários da Pi Network façam negociações interoperáveis ​​com outras redes blockchain como Binance Smart Chain ( BSC ), Ethereum ( ETH ), Polygon ( MATIC ) e outras de forma rápida, acessível e segura.

Além de fazer a ponte com o Blockchain, o PiConnect visa fornecer o staking (sistemas de rendimento passivo, como uma poupança em cripto), uma plataforma de lançamento, empréstimos, leilões e um mercado, entre outras coisas. Obviamente que tudo isso deve valorizar ainda mais o passe da moedinha dos nerds de Stanford.

Lançamento da Ponte Pi

Em setembro de 2022, a Pi Network anunciou o Pi Bridge. A Pi Bridge busca fornecer uma ponte entre a Pi Network e outras blockchains, começando com a Binance Smart Chain (BSC).

O Pi Bridge, de acordo com a equipe de desenvolvimento, é um gateway confiável que elimina a lacuna entre a Pi Network e outras blockchains, tornando o Pi disponível e acessível ao público e fornecendo aos usuários do Pi um novo instrumento financeiro sem permissão e transparente. O Pi Bridge permitirá que os dados se movam pelas redes e os titulares do Pi transitem entre eles livremente. Esta também é uma oportunidade para os detentores de Pi capitalizarem o valor do ativo.

Acho legal que os caras estão trabalhando tudo antes, montando todo o ecossistema antes de listar a moeda. Isso agrega bastante confiança no potencial da Pi. Mas a grande questão que me importa agora é:

A Previsão de preço da rede Pi

Não há previsões de preços da rede pi disponíveis, já que essa moeda ainda não foi lançada formalmente nas exchanges. Uma vez que a Pi Network também carece de um histórico de preços, isso impossibilita a análise de como seu preço reage às flutuações do mercado criptográfico.

Para podermos fazer uma previsão de preço de criptomoeda, seria preciso primeiro considerar os casos de uso existentes e prospectivos da criptomoeda, o número de indivíduos que atualmente possuem Pi, a respeitabilidade e histórico da equipe de engenheiros por trás dela, o potencial futuro da rede Pi e assim por diante. No caso do Pi, ainda não há como saber todos esses fatos. Mas no mar de duvidas há uma certeza absoluta: Se o PI acabar sendo negociado no mercado aberto, matematicamente, o valor da moeda PI certamente não vai ser zero.

Quando projetos muito esperados são inicialmente listados em bolsas de criptomoedas, seus preços costumam subir nas primeiras semanas. Quando os indivíduos correm para adquirir a nova ‘coisa grande’ em potencial, o valor de mercado aumenta devido à enorme demanda. No entanto, o preço não costuma ficar alto por um período prolongado. Os preços fazem geralmente um gráfico bastante conhecido com um grande pico seguido de um vale de desilusão e depois começa sua subida gradual conforme o potencial do ativo. É bem provável que isso vá ocorrer. Uma das maneiras que as criptos tem de conseguir conter essa explosão é criando mecanismos de travamento dos ativos em stakes forçados, impedindo assim os mineradores a derramar tudo no mercado, contendo o volume circulante e valorizando assim o valor unitário da criptomoeda.

A Pi Network sofrerá o mesmo destino? Nós não sabemos. Pode ser que a PI nunca seja lançada no mercado aberto. Mas eu tenho duvidas, porque o projeto segue crescendo, a minha carteira foi habilitada ontem e eu estou esperançoso.  Eu perdi o trem do Bitcoin o início porque fui burro (era para eu ter 200 milhões de reais na conta hoje) e não vou esperar para perder esse. Afinal, só me custou um clique quando eu me lembro de clicar.

De acordo com Susannah Streeter, analista sênior de investimentos e mercados da Hargreaves Lansdown , Pi “não tem valor”, pois “ainda não pode ser negociado”. Ela também disse que o aplicativo é baseado em “tecnologia muito nascente e experimental” E acrescentou: “Apesar das altas reivindicações, não há garantia de que esta rede terá futuro e é muito cedo para saber se as moedas adquiridas valerão alguma coisa”.

Qual é o futuro da Rede Pi?

O preço futuro da moeda Pi permanece incerto. Embora a Pi Network tenha como objetivo permitir que qualquer pessoa minere criptomoedas e, como muitas outras plataformas criptográficas, queira tornar a tecnologia blockchain mais acessível, ela não vai ter como escapar das controvérsias de sempre. A forte estrutura de incentivos favorece significativamente o recrutamento, enquanto os mineradores são compensados ​​em uma criptomoeda nativa sem valor real. É um empreendimento especulativo de criptomoeda. Mas pensando pelo lado pratico, enquanto eu não botar dinheiro e tiver chance de ganhar muito lá na frente, parece vantajoso.

No fim das contas, compensa ou não?

Talvez eu tenha feito papel de trouxa para mim mesmo por um ano, talvez não… Isso, só o futuro dirá. Mas vamos apenas supor que o dólar siga subindo com uma inflação, as crises econômicas e as crises de confiança no mercado de ações (vide a crise Americanas, Ambev e etc)  joguem mais capital em outros mercados como o de criptoativos e o Bitcoin faça como as previsões parecem apontar e siga subindo após o Halving, alavancando todo o mercado junto, como sempre fez…

Eu só cliquei no bagulho… Imagina se eu ganho grana assim, que delícia!

Embora seja vital estar ciente de que o futuro é sempre um pouco incerto nesse mercado, os dados da Pi nesse meu post não devem ser usados ​​como substitutos para fazer sua própria pesquisa. Lembre-se de que os mercados de criptografia são de alto risco e muito voláteis. Se alguém te pedir dinheiro prometendo mundos e fundos, faça como eu, finja demência e fuja.

Você também precisará lembrar que os preços podem cair tanto quanto subir, e nunca invista mais dinheiro do que você pode perder.

Quer pegar no meu Pi? Pega aqui!

Para ganhar um pi sem fazer absolutamente nada, você só vai precisar desse link:

Pi é uma nova moeda digital desenvolvida por PhDs de Stanford, com mais de 35 milhões de membros em todo o mundo. Para reivindicar o seu Pi, siga este link https://minepi.com/philipe3d e use o meu nome de usuário (philipe3d) bota o meu nome certo senão tu não ganha! 
Todo dia, ligou o celular, entra no pi e clica em minerar. Só isso.

Vai que dá grana mesmo, imagina? Se tu ganhar dindim, me paga uma cerveja depois. Se bem que pelo andar da carruagem, é mais fácil eu te convidar para tomar a cerveja na minha lancha.

“Ah mas não acredito em criptomoeda, isso é enganação, para pegar trouxas!”

Parabéns pela genialidade e perspicácia. Você merece um premio, uma placa, um distintivo que congratule-o por seu cérebro privilegiado. Mas clica nessa merda mesmo assim e vai juntando essa joça de pi, mesmo que você não acredite. Junta sem acreditar mesmo. E eu vou explicar por que você deve fazer isso como eu também faço, sem levar muita fé. O mundo é maluco, cara.

O que você estava fazendo em 2010? Eu sei exatamente o que eu estava fazendo. Em 2010 eu estava idiotamente escrevendo sobre um dia que caiu dinheiro do céu. O que eu não fazia a minima ideia é que ao mesmo tempo que eu idiotamente estava escrevendo sobre como seria bom ver dinheiro caindo do céu, tinha um CARALHO DUM DINHEIRO CAINDO DO CEU DE VERDADE e eu não aproveitei.

Ei só precisava ter entrado num site chamado free Bitcoins. Você entrava, clicava para receber seu Bitcoin e veja que lindo, você GANHAVA BITCOIN.  O cara estava te dando 5 bitcoin por usuário.  Isso significa que eu só precisava ter dado uma porra dum clique para ganhar mais de meio milhão na cotação de hoje. Cerca de R$ 619.100,83 pelo clique. Veja aqui:

 

Eu não cliquei. A chance passou, essa moeda disparou e especialistas dizem que ela vai subir muito ainda. Você pode discordar dos especialistas, beleza. Mas você não pode discordar dos fatos e os fatos são esses aí. O cara estava dando dinheiro. Quem pegou, pegou. Quem não pegou, chora.  Era um clique. Um ridículo clique.

Então, pegue sua placa de o sabidão mais sabido do mundo, e deixe ela na parede, mas clica na porra do pi que eu estou te dando nesse post e vamos torcer para a sorte sorrir para nós.

 

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

714
Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

6
Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

2
Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

0
Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.

Estuprada pelo poltergeist: O caso paranormal de Doris Bither

1
As manifestações sobrenaturais perseguiriam implacavelmente aquela família desajustada e os cientistas não podiam fazer nada para impedir