Chega a ser difícil de acreditar que as pinturas deste cara sejam feitas inteiramente sem pincéis, apenas usando os dedos e as mãos. A habilidade de Paolo Troilo chega a ser espetacular.
Paolo Trolio é um artista autodidata que começou a desenhar quando estava com apenas 4 anos de idade. Um dia, sua mãe colocou um papel de lona na frente dele, juntamente com uma reprodução em pequena escala de uma pintura de Giotto da Bondone.
“Tente copiar e ampliar este quadro” , ela disse.
Daquele momento em diante, pelo menos uma vez por dia, todos os dias ele iria desenhar algo, melhorando gradualmente suas habilidades, que Paolo define com uma simples frase:
É fácil se tornar um bom desenhista. […] Mas ser capaz de se comunicar é um dom.
Em setembro de 2003, Paolo decidiu tentar a sorte como pintor profissional. Mudou-se para um pequeno estúdio e saiu para comprar tudo que fosse necessário para a pintura, mas quando ele voltou pra casa, se deu conta que havia esquecido de comprar pincéis (pessoalmente, eu acho um caô do caralho esse papo aí. Ninguém que sai para comprar material de arte esquece de comprar pincel, ate porque as lojas esfregam eles na cara da gente o tempo inteiro. Ainda mais no exterior.)
Mas voltando ao assunto, uma vez que os pincéis estavam faltando. Ao invés de simplesmente descer e ir comprar, ele começou a pintar com os dedos, e vem fazendo isso desde então.
Pintar com os dedos foi uma revelação e uma libertação.
Diz ele sobre a experiência.
Mesmo usando este lindo caô inverossímil que só fica bem em biografias ficcionais, temos que concordar que no que importa mesmo, a pintura, o cara é fodão.
Trolio só pinta a si mesmo em suas obras, segundo ele, “porque sou o único sempre disponível 24/7”.
Ele também só usa tinta preta e branca.
troilo_handpainting from paolo troilo on Vimeo.
Incrível! Incrível! Muito talento…
Qual seria a primeira coisa que se pensa quando se fala em
comprar mateiral de pintura?
R; Tinta e pincel (ou pincel e tinta), é claro!
Mas isso de pintar com o dedo, para quem pinta, realmente é muito fácil. Voce precisa ver os desenhos que eu faço com os dedos no meu “motorola” com o “PicsArt” Verdadeiras paisagens, porque pode-se usar o recurso de zoon quando se quer detalhar alguma coisa ou um sombreamento, por exemplo! Muito útil para dar sensação de volume em pedras, galhos e árvores, etc.
O bacana é que o cara vai na cara e a coragem, nem esboça a versão final, vai direto na tinta. Parece que ele usa um quadriculado pra não errar as dimensões e só. Fera.
cara! É muito bom mesmo!!!!!!!!!!