Nós volta e meia, falamos sobre animais estranhos e com curiosas deformidades que de vez em quando aparecem por aí. Esse caso aqui do post é um pombo que impressionou o mundo pois nasceu parecendo um desenho animado. Seus olhos completamente esbugalhados, e o bico curto lhe conferem uma aparência tão extravagante que ele parece ser um boneco em vez de um animal de verdade.
O que talvez te impressione é saber que esse não é somente um animal com defeito de mutação. Ele é um “Budapest Short Faced Tumbler“, uma raça de pombo rara famosa justamente por sua aparência estranha, quase alienígena, com olhos esbugalhados, um bico minúsculo e uma cabeça idealmente triangular.
Quando os irmãos Poltl, uma família de entusiastas de corridas de pombos de Budapeste, decidiram criar uma nova raça de pombos no início de 1900, eles usaram a criação seletiva para obter um pássaro de alto vôo com resistência incomparável. Eles conseguiram atingir seu objetivo, pois o Budapest Short Faced Tumbler poderia voar por até 5 horas sem pausas e cobrir uma distância de cerca de 800 quilômetros.
Endurance era seu nome do meio, mas aqueles que o viram pela primeira vez se importaram menos com suas capacidades de vôo e mais com sua aparência única. O rostinho e o bico pequenos, em contraste com os olhos esbugalhados de sapo, intrigavam ou assustavam as pessoas, mas também faziam com que prestassem atenção na criatura.
Não está claro por que os irmãos Poltl optaram por essas características físicas quase caricaturais ao criar o Budapest Short Faced Tumbler. Alguns especulam que o bico extremamente curto e o rosto pequeno os tornaram mais leves, enquanto os olhos grandes os ajudaram a voar mais alto, mas ninguém sabe ao certo. O que sabemos é que esse visual incomum os tornou populares entre muitos criadores que os criaram por seu valor estético.
O bicho não é exatamente bonito, mas é um pouco engraçado.
No entanto, o fato de que essas características físicas incomuns são problemáticas para a raça como um todo é inegável. Na verdade, as características são parte da razão pela qual a raça é tão rara, mesmo entre criadores de pombos dedicados.
Simplificando, os bebês Budapest Short Faced Tumblers muitas vezes têm dificuldade em eclodir de seus ovos, por causa do bico minúsculo e olhos grandes que agem como uma almofada sempre que tentam bicar a casca do ovo. Como a taxa de mortalidade é tão alta para esta raça, os criadores de pombos costumam pegar os ovos e tentar extrair o filhote antes que ele morra de exaustão dentro do ovo.
Como você pode imaginar, saber o momento exato da extração de um pintinho requer um registro meticuloso durante a incubação. Isso é muito trabalho para os criadores e, embora muitos considerem que vale a pena o esforço, em geral, existem raças muito mais simples por aí. Sem contar que, mesmo que o filhote ecloda sozinho, devido ao bico minúsculo dos pais e do filhote, tirar o pombinho é complicado e, muitas vezes, é necessária a intervenção humana.
Como você pode imaginar, hoje, esses pombos Budapeste são mais famosos como animais de estimação de aparência bizarra, do que como pombos de corrida .
Parece um desenho animado.