Projeção 3d multi-viewpoint – Estamos finalmente chegando perto do holograma?

Olha que pesquisa maneira: Os caras da Universidade de Osaka criaram um arranjo de três projetores miniaturizados que conseguem produzir uma imagem em três dimensões suspensa no ar, usando como “tela” o vapor de um aparelho humidificador comum desses que vendem no mercado.

fog projection display | Arte | curioso, efeitos especiais, imagem, incrível, japão, Tecnologia

O sistema funciona porque cada um dos três projetores ao redor do tupo de vapor d´água responde pela criação de um pedaço da imagem. Mas como o vapor desce uniformemente de forma cilíndrica, ao nos mover ao redor do tubo que emite o vapor temos a impressão de que a imagem projetada é inteiriça. Saca só:

Segundo os pesquisadores, que tiveram a ideia do projeto ao ver uma projeção “holografica” usando o vapor emitido como uma tela 2D e com um único projetor num parque de diversões, será possível produzir uma imagem 360 graus apenas aumentando o numero de projetores. Eles estão pesquisando formas de tornar o vapor mais estável para obter uma projeção de melhor qualidade.

3tripes | Arte | curioso, efeitos especiais, imagem, incrível, japão, Tecnologia

Eu penso que este tipo de pesquisa é bastante interessante e se aproxima muito do conceito de holograma que os filmes de ficção científica nos fizeram acreditar que um dia seriam possíveis. Efetivamente, isso não é um holograma, mas visualmente é algo bem próximo, que poderá ter utilidade não apenas em efeitos visuais como potenciais aplicações científicas e uso em museus.

Olhando essa coisa me veio a mente que seria uma forma muito legal de produzir um viral de fantasma.

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Caramba, isso aí é fenomenal.

    Fiquei pensando agora maneiras de contornar a exibição de imagens coloridas, uma vez que projetando luzes de diferentes cores estas podem se combinar e gerar artefatos de cores secundárias indesejáveis.

    Um exemplo simples seria projetar um cubo cujas faces seriam de cores diferentes. Como projetar a vista de frente sem que a cor de trás influencie a da frente?

    Será que o model a ser projetado teria que ser pré-processado para levar em consideração as sobreposições indesejáveis?

    ps. as imagens voltaram a aparecer no Google Reader!!

    • cara…curto muito a hatsune, mas a tecnologia empregada ali é um tipo de projeção 2d em uma chapa de vidro ou algo assim e não um holograma em 3d.

  2. Essa técnica deve ser patenteada pela Hanna-Barbera. Deve ter uns cinco episódios do Scooby-Doo onde a Velma explica as aparições dos fantasmas com a combinação projetor+vapor.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

Sepultamento celestial no Tibete (AVISO: não recomendado para pessoas impressionáveis)

AVISO: Este post contém imagens chocantes. O chamado sepultamento celestial é o principal tipo de sepultamento que ocorre no Tibete e em algumas áreas da região. Ele também ganhou o apelido de "esmola dos...

Darwin Awards: Xamã alega que seus poderes o protegem de ser comido por crocodilos....

Foi dar uma de poderosão e levou ferro. O video é chocante e revela o quanto crendices podem ser prejudiciais à saúde humana.

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana