Este é um projeto transformador que revitaliza a histórica de um parque na China onde fica amontanha Leão e seus arredores. Antes marcada por um parque de diversões em ruínas e pela degradação ambiental, a área foi reimaginada com foco na restauração ecológica e no patrimônio cultural.
A Montanha do Leão está localizada no cruzamento das estradas Changjiang e Yushan, no oeste da cidade antiga, com uma altitude de 169 metros.
Lion Rock é comumente conhecido como “Lion Rock” porque seu formato lembra um leão deitado. O lugar fica no centro da Zona de Alta Tecnologia de Suzhou, na China.
O que é peculiar é que a cabeça e os ombros do “leão” são feitos inteiramente de grandes pedaços de granito empilhados naturalmente nas direções vertical e horizontal. Eles parecem realistas, sejam vistos de longe ou de perto. O que é ainda mais mágico é que há duas pequenas colinas no lado sudoeste da montanha, que parecem cordas de reboque enroladas e sinos com os quais um leão está brincando, por isso essas duas colinas são chamadas de Montanha Suo e Montanha Bell.
No passado, a Montanha do Leão se destacava na natureza. Quando visto do Pavilhão Zhishuang, no topo da Colina do Tigre, parecia um leão olhando para trás com a cabeça erguida, observando a Colina do Tigre de longe. Por isso, essa cena é chamada de “Leão olhando para trás na Colina do Tigre” pelo povo de Suzhou.
Esse parque que havia ali era o Suzhou Land Happy World, que foi construído em 1997 e inaugurado no sopé do Lion Rock. Ele rapidamente se tornou um dos parques temáticos mais populares em Suzhou e áreas vizinhas. Foi aclamado como “o destaque dos parques temáticos de terceira geração da China” e é um clássico.
Atualmente, a popularidade do Shishan Cultural Plaza, que foi construído no local original do Parque de Diversões de Suzhou, continua aumentando. No outono passado, “Ir para Lion Rock para assistir ao nascer do sol” e “Escalar Lion Rock à noite” se tornaram “tópicos populares”. Durante o feriado do Festival do Barco-Dragão deste ano, o Mercado Shishan iluminou toda a cidade. Neste verão, o Edifício Oeste do Museu de Suzhou continua popular. O Grande Teatro Shishan de Suzhou e o Museu de Ciência e Tecnologia de Suzhou anunciaram sucessivamente novos progressos e atraíram ampla atenção.
Do Parque de Diversões de Suzhou, a memória de infância de uma geração, à Praça Cultural Lion Mountain, um novo marco da cidade, mais de 20 anos depois, como o Suzhou Lion Mountain recriou um clássico?
A recuperação e revitalização da área foi um projeto ambicioso e nos moldes impressionantes que já esperamos ver vindos da China.
Após o fechamento do Parque de Diversões Happy World de Suzhou, as pessoas se preocuparam com o futuro deste lindo local panorâmico no centro da cidade, aos pés da Lion Rock.
O plano geral do Shishan Cultural Plaza respondeu às preocupações em tempo hábil. O projeto cobriu uma área de 1.213 acres e tem uma escala total de construção de aproximadamente 300.000 metros quadrados.
Ele envolveu construir o Suzhou Museum West Hall, o Suzhou Science and Technology Museum·Industrial Exhibition Hall, o Suzhou Shishan Grand Theater, o Shishan Park e outros projetos culturais e turísticos municipais e instalações de apoio relacionadas. Ele foi incluído nos principais projetos da indústria cultural e turística da província. Os governos da cidade de Suzhou e da zona de alta tecnologia de Suzhou receberam muitos elogios por seus projetos de serviço cultural público em larga escala.
Ao longo dos anos, à medida que um subprojeto após o outro era concluído e colocado em uso, o novo projeto de Lion Rock gradualmente se tornou realidade.
Em setembro de 2021, o Edifício Oeste do Museu de Suzhou foi inaugurado. Ele tem salas de exposição como o Suzhou History Exhibition Hall, o Suzhou Crafts Hall, o International Cooperation Hall e o Exploration Experience Hall. Ao mesmo tempo em que transmite o charme da elegância do estilo de Suzhou e conta a história da cultura Jiangnan ao público, ele também amplia ativamente os horizontes, inova o pensamento e apresenta exposições de museus nacionais e estrangeiros conhecidos.
Ele foi bem recebido e desde sua inauguração, recebeu quase 5 milhões de visitantes. No final do ano passado, o projeto do Pavilhão Oeste do Museu de Suzhou recebeu o “Prêmio Lu Ban para Projetos de Construção Chineses (Projeto Nacional de Qualidade)”, considerado a maior honraria no setor de construção.
O Parque Shishan foi revelado como uma parte importante da Praça Cultural Shishan. O Parque Shishan cobre uma área de 800.000 metros quadrados, com divisões funcionais consistindo em “uma montanha, um lago, um anel e oito distritos”. “Uma montanha” refere-se à Montanha do Leão, “um lago” refere-se ao Lago Tianshi e “um anel” refere-se à trilha do anel interno de 2,2 quilômetros, que conecta espaços importantes como o Pavilhão Oeste do Museu de Suzhou, o Grande Teatro Shishan, o Museu de Ciência e Tecnologia de Suzhou e o Salão de Exposições Industriais. Ao mesmo tempo, como o Leão Olhando para Trás na Colina do Tigre e as Esculturas do Penhasco, etc., as paisagens históricas e culturais são otimizadas e melhoradas. Este parque paisagístico cultural aberto rapidamente se tornou um ótimo lugar para os moradores relaxarem e se divertirem depois do jantar e para os turistas se divertirem.
A peça central é um lago expandido, aprimorado com terraços de zonas úmidas e florestas de ciprestes para melhorar a qualidade da água e apoiar atividades recreativas como passeios de barco. Um calçadão circular de dois quilômetros conecta a montanha e o lago, apresentando 18 “cenas” narrativas que misturam a vida cotidiana com histórias poéticas.
O parque também inclui um campus cultural com um Museu de Ciências, um Teatro Cívico e um satélite do Museu de Suzhou, acessível por uma nova estação de metrô. Esse projeto exemplifica o desenvolvimento urbano sustentável, integrando a beleza natural, a importância histórica e as comodidades modernas.
Eu achei esse projeto muito maneiro. Aqui tem o video:
É impressionante como no ocidente sabemos pouco sobre a China. Um lugar tão legal como esse, uma obra gigantesca, um projeto excepcional que eu só descobri por puro acaso vagando por imagens aleatórias do Google.