quarta-feira, janeiro 22, 2025

Quase 30 anos num só livro! Um clube de leitura terminou de ler o livro mais difícil do mundo

28 anos depois, um clube de leitura finalmente termina de ler seu primeiro livro

“Um clube do livro baseado na Califórnia recentemente concluiu a primeira leitura de ‘Finnegan’s Wake‘, de James Joyce, um livro conhecido por sua complexidade, que começaram a ler 28 anos atrás.

O livro mais difícil do mundo?

James Joyce certa vez afirmou que:

Meu leitor deveria dedicar toda a sua vida à leitura de minhas obras.

Pensa num maluco metido? Eu não sei se ele estava zoando, mas é evidente que  algumas pessoas levaram essa declaração bastante à sério.

Um exemplo disso são os membros de um clube do livro na Califórnia, que passaram os últimos 28 anos desvendando as páginas de ‘Finnegan’s Wake’, tentando decifrar seus muitos mistérios.

Por que esse livro é complicado?

finnegans wake | Curiosidades | bizarro, curioso, livro, recorde
o livro mais difícil do mundo?

Este livro é tão desafiador que é difícil dizer que alguém realmente ‘entendeu’, tornando-o perfeito para leitura em grupo. A obra é escrita em uma mistura complexa de palavras reinventadas, trocadilhos e alusões, referindo-se a cerca de 80 idiomas, e as pessoas não conseguem concordar sobre onde a história se passa ou quem são os personagens.

Ok, eu sei que isso parece mais a descrição de um livro merda, mas prossigamos.

Gerry Fialka, um cineasta experimental de Venice, na Califórnia, lidera o clube do livro dedicado exclusivamente a ‘Finnegan’s Wake’ desde 1995. Inicialmente, entre 10 e 30 pessoas se reuniam mensalmente em uma biblioteca local para ler duas páginas do livro e discutir suas opiniões. Ao longo dos anos, eles diminuíram o ritmo para uma página por reunião, permitindo mais tempo para discussões, resultando em 28 anos dedicados à leitura do livro apenas uma vez.

Mesmo com algumas mudanças na composição do grupo ao longo do tempo, Fialka e alguns membros originais continuam se encontrando mensalmente, agora virtualmente via Zoom.

Curiosamente, o grupo de Fialka levou mais tempo para terminar ‘Finnegan’s Wake’ do que James Joyce levou para escrevê-lo – 17 anos, incluindo um bloqueio quase completo de escritor por quatro anos.

Infelizmente, Joyce faleceu pouco após a publicação do livro, deixando-o sem a oportunidade de explicar seus escritos. O que não deixa de ser um elemento interessante.

A responsabilidade de decifrar esse quebra-cabeça literário recai sobre os leitores.

“Durante uma reunião, tenho 30 abas diferentes da Wikipédia abertas”, disse Peter Quadrino, de 38 anos, membro do grupo de leitura de Gerry Fialka. “Você está sempre aprendendo sobre alguma nova figura histórica, ou evento, ou algum poeta. Realmente parece que meu cérebro acabou de tomar banho. É tão refrescante…”

28 anos lendo, mas não acabou!

Embora o grupo de Fialka tenha lido a última página do livro em outubro, isso marcou apenas o fim da primeira leitura, não o fim do clube do livro. E eles não têm planos de passar para outro livro. Este é um clube dedicado a ‘Finnegan’s Wake’, e seus membros pretendem mantê-lo assim.

“Nós não terminamos. A última frase do livro termina no meio da frase e continua no início do livro. É cíclico. Nunca acaba”, disse Fialka ao The Guardian.

“Não há próximo livro, estamos lendo apenas um livro. Para sempre.”

Esse clube do livro na Califórnia não é o único dedicado a ‘Finnegan’s Wake’. Fialka afirmou conhecer pelo menos 52 pessoas ativas, incluindo uma em Zurique, na Suíça, que lê o notoriamente difícil livro de Joyce há cerca de 40 anos.

No entanto, essa pessoa está atualmente em sua quarta leitura do livro, com a primeira tendo demorado ‘apenas’ 11 anos.”

Joyce e Sua Exigência Literária Única

James Joyce desafiou seus leitores a dedicarem toda a vida a suas obras. Este desafio é abraçado por aqueles que se aventuram em suas páginas intrincadas, como o clube do livro de Fialka. A cada reunião, eles exploram não apenas as palavras de Joyce, mas também as camadas profundas de significado e pretendem fazer isso… bem, para sempre.

Conclusão: Uma Jornada Literária Sem Fim

James Joyce não apenas deixou uma herança literária duradoura, mas também inspirou comunidades de leitores a se dedicarem a desvendar suas obras desafiadoras. Este clube do livro na Califórnia é uma testemunha viva dessa dedicação, uma prova de que a jornada literária de Joyce transcende o tempo e continua a envolver mentes curiosas ao redor do mundo.

E você? Tem coragem de encarar?

Bom, seja como for, se para James Joyce esse livro bastaria, a livraria perfeita para vender ele é essa aqui. 

 

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Mariposa imperial

Eu tinha ido comprar umas frutas para o Davi quando me deparei com uma coisa estranha numa pilastra. Eu vi de longe, já que era bem difícil de não notar aquilo. A princípio, eu...