Parece até mentira, mas o dia ficou verde, verdão mesmo, em Dakota do Sul, EUA no dia 5 de julho.
O fenômeno verdejante ocorreu em Sioux Falls, no estado norte-americano da Dakota do Sul. Moradores da região ficaram intrigados ao perceberem a tonalidade verde do céu e compartilharam fotos e vídeos do evento nas redes sociais. Não duvido que os caras lá já estavam achando que era o apocalipse e certamente que devia ter gente pensando em invasão alienígena ou alguma explosão radioativa misteriosa. Se fosse livro do Stephen King, já sabe, né?
O que deixou o clima verde?
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos informou que uma tempestade foi responsável por deixar o céu da cidade especialmente verde, além de causar transtornos para os habitantes da área.
Cerca de 28 mil pessoas ficaram sem energia elétrica enquanto a tempestade trazia ventos com velocidade de até 159 km/h à Sioux Falls, derrubando cabos elétricos e árvores na região.
Segundo a Fox Weather, o céu ficou verde momentos antes da tempestade atingir a cidade e isso aconteceu porque as nuvens deviam estar carregadas com suficientes partículas de água para a absorção da luz vermelha e reflexão da luz azulada.
Uma vez aqui em Niterói eu vi isso acontecer bem em cima da minha casa. O ceu ficou verde e logo depois começaram vários raios. É muito louco. Mas nunca vi um verdão tipo esse aí das fotos.
A partir disso, como explicou o meteorologista Cory Martin, o céu esverdeado observado na área ocorreu em decorrência do encontro dessas luzes com a luz avermelhada do entardecer.
“Partículas de água/gelo em nuvens de tempestade com profundidade e conteúdo de água substanciais dispersarão principalmente a luz azul. Quando a luz avermelhada espalhada pela atmosfera ilumina as gotículas de água/gelo azul na nuvem, elas parecerão brilhar em verde”, explicou o Serviço Nacional de Meteorologia em North Platte.
“Tempestades tendem a ocorrer no final do dia devido ao fato de que a energia solar durante o dia contribui para sua ocorrência”, disse Longley. “Como sabemos, o sol parece mais vermelho no final do dia à medida que se aproxima do horizonte.”
Assim que houver luz sob nuvens de tempestade, a combinação de luz solar vermelha e luzes azuis resulta em cores verdes preenchendo o céu.
Mais de 3 polegadas de chuva atingiram Sioux Falls poucas horas após a tempestade que começou na terça-feira, e o vento também foi uma preocupação particular.
As maiores rajadas de vento registradas em Dakota do Sul na terça-feira incluíram uma rajada de 96 mph em Huron, bem como fortes rajadas em Agar (91 mph), Rea Heights (87 mph) e Wall Lake (85 mph). ).
“Normalmente, os danos causados por fortes tempestades tendem a ser muito mais localizados em áreas isoladas, enquanto esse acúmulo de tempestades pode causar danos generalizados em uma área muito maior”, explicou o meteorologista La Troy Thornton.