Após encerrar suas atividades, uma fabrica de cimento na Espanha foi abandonada à sua própria sorte, e não tardou, a natureza engolfou-lhe as estruturas, cobrindo as ruínas com hera e mato.
Em 1973, Ricardo Bofill encontrou a fábrica de cimento abandonada. Sua estrutura formava um complexo industrial que foi produtivo a partir da virada do século, e era composto de mais de 30 silos, galerias subterrâneas e salas de máquinas enormes. Visionário, o cara decidiu comprar o lugar por uma ninharia, e transformá-lo em sede da Taller de Arquitetura.
O trabalho de remodelação durou dois anos. A fábrica, abandonada e parcialmente em ruínas, era um compêndio de elementos surrealistas: escadas que subiam para lugar nenhum, poderosas estruturas de concreto armado que nada sustentavam, pedaços de ferro suspensos no ar, enormes espaços vazios desperdiçados completamente. EM algumas partes, a velha fabrica chegava a lembrar uma catedral misteriosa, com a luz do sol entrando por suas frestas e vãos.
O processo de transformação começou com a demolição de uma parte da estrutura antiga, afim de deixar formas que até então estavam ocultas visíveis, como se o concreto tivesse sido esculpido. Uma vez que os espaços foram definidos, limpos de cimento e pela vegetação que os engolfava, iniciou-se o processo de adaptação ao novo projeto. Os oito silos permaneceram, e foram transformados em belos escritórios, um laboratório de modelos, arquivos, uma biblioteca, uma sala de projeções e um espaço gigantesco conhecido como “A Catedral”, utilizado para exposições, shows e uma vasta gama de funções culturais ligadas às atividades profissionais do arquiteto.
Baba:
Fotos de Ricardo Bofill
O complexo está no meio de jardins com eucaliptos, palmeiras, oliveiras e ciprestes. Este projeto é a prova de que a mente imaginativa de um arquiteto pode adaptar qualquer espaço para uma nova função, não importa o quão diferente ele poderá vir a ser a partir do original.
Parece um templo perdido nas forbidden lands de shadown of the colossus.
É mesmo!
Muito bonito, gostei, bem rústico e moderno.
UAU! only!
cimento nao e radioativo?
?
Lindo! Isso prova que ainda tem gente consciente, habilidosa, e, muito esperta neste mundo!
Viva a reciclagem!
Não só o lugar é lindo e de deixar qualquer um de queixo caído, como o fotógrafo que fez as imagens também é de se admirar.
Fantástico!
no brasil teria outro fim
favela