domingo, dezembro 22, 2024

Reflexões sobre a pretitude das coisas

Sempre dizem que “a coisa tá preta” quando estamos numa situação que vai de mal a pior. Pessoalmente, eu tenho uma certa relação de amor com a cor preta, que os mais chatos teimam em corrigir dizendo que preto não é cor e sim ausência de cor. Mas isso é algo difícil de admitir quando se passa a vida toda na escola e em casa cercado de lápis de cor preto, canetinhas pretas, tinta de nankim preta, aquarela preta e etc.

De uma certa forma o preto para muitas pessoas assume uma conotação negativa, como por exemplo, a cor do luto. Basta morrer alguém querido para todo mundo se enfiar em roupas pretas.

Mas em contrapartida, existem belas roupas pretas, como aqueles vestidinhos chamados pelas mulheres de “pretinho basico”. Para acompanhar, nós homens temos os belos ternos Armani pretões, que deixam qualquer um com cara de James Bond, ou na pior das hipóteses, de Agente Smith.

Temos os carros pretos, cada vez mais comuns nas ruas do mundo. Talvez Henri Ford estivesse dando uma de profeta visionário quando disse que qualquer pessoa poderia ter um Ford da cor que quisesse, mas desde que fosse preto.

Parece que isso está acontecendo lentamente. Olhe em volta e procure um carro amarelo ou laranja. Você consegue ver algum?

Hoje sabemos que a maior parte dos carros com melhor valor de revenda são preto, branco e prata. Talvez por isso essas cores mais sóbrias vendam tanto. Então, o preto é uma cor que também exala uma certa sofisticação.

Entre uma Ferrari “vermelho-cheguei” e um esportivo preto, eu fico com o bólido do batman.
black gabc234b78 640 | Textos | Textos

Talvez porque eu gostasse daquela série Super maquina. Em parte era porque o carro falava com uma voz meio robótica. E também porque era preto. O preto exala um mistério. Transmite uma certa segurança.Talvez isso explique porque no circo, os palhaços se vestem com cores coloridas e os mágicos usam o preto.

O preto também é uma eficiente cor para produzir o medo.

Veja Darth vader por exemplo.

vader life 8 | Textos | Textos

Você levaria Darth Vader a sério e ele fosse assim?

163614cc74ac1f2ff61978d7536e776e | Textos | Textos

 

i1811879 darthvaderrosa | Textos | Textos

Não, né?

Outra coisa que me impressiona é o poder do preto de adicionar valor em certos produtos banais. Observe só. Esta caixa de lenços de papel. Ela é toda preta. Inclusive os lenços.

232 black tissues japan | Textos | Textos

Enquanto uma caixa de lenços de papel padrão branquinho não chega nem a um dólar, esta aqui custa 149 doletas.

È o poder do preto.

Fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. Pq o povo reclama dos textos… ta achando chato naum le e naum comenta ahUAHuHA…

    mas eu concordo… a pretitude adiciona preço… =x… vide o mercado da informatica… do qual faço parte…

  2. [quote comment="21336"]Na bôa, já ví texto seu muito melhor q esse, q me cheira texto colegial.
    =/[/quote]

    Mas qual é o demérito de um texto colegial? Textos colegiais são legais. Mas eu fico feliz de saber que algumas pessoas me tem em tão alta conta que não admitem nem um textinho colegial aqui, hehehe.
    Se vc soubesse em que situação este texto aí foi feito, acharia digno do pullitzer! Não vou nem contar que ninguém vai acreditar mesmo… Mas meu próximo post dará uma pista. x_x

  3. o preto é tanto a ausencia das cromas da luz, quanto a uniao de todas as cores nas tintas…. preto é estiloso … e como o texto acima já disse muito nao acrescentarei algo sobre…

    ao invés disso deixarei uma questão bem sacana…

    se fizerem papel higienico preto, quando é que saberemos quando terminamos de limpar a bunda ? hahaha

    maluco vai dar 149 doletas em black-higienic-paper só pra esfolar o toba??? huahuauhauhauhuahuhauhauhahauh :B :B :B

  4. PHILIPE… vim aqui pedir [exigir ahUAhuA] … pra vccc… fazer um boneco da serie senhor dos anéis… se eh que ja naum fez… =x…

    mas fica a dica… a serie eh a melhor… =D… sou viciado… abraços…

  5. [quote comment="21477"][quote comment="21455"]Ecosport é um carro que fica mais bonito amarelo…[/quote]
    :B
    Amarelo? Eca! Mas gosto n se discute, se lamenta né? :P[/quote]

    Eu acho que tem uns carros que ficam maneiros em amarelo mesmo. Geralmente são os esportivos e tal. Tipo jipe de rally acho que fica legal. O problema não é a beleza, é que pesquisas mostram que o amarelo faz o preço de revenda de um veículo cair bastante. Mas por outro lado isso é uma questão meramente cultural. Vai chegar uma hora em que o prata e o preto vão saturar de tal ponto que é possível que as montadores invistam em conjunto em uma renovação. Aí pode ser que o amarelo volte com tudo.
    Isso é algo parecido com a moda. Há três ou quatro anos atrás um sapato de verniz amarelo para a mulher pareceria coisa de circo. Hoje, essa moda estapafúrdia se difundiu tanto que as mulheres usam certos sapatos que não tem o menor senso de ridículo, só porque está na “moda”. Então eu acho que essa questão de cor é variável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os desafios de lidar com um blog grande como o Mundo Gump

Este é o post número 6500 desse blog. Isso deveria ser um motivo de comemorar, eu acho. Mas não tenho tanta convicção. Às vezes recorrentemente, eu me pergunto onde eu estava com a cabeça para...

O mundo depois de nós – Prepotente até no nome

O mundo depois de nós é um lixo de filme que as pessoas que gostam de sofrer podem assistir tranquilamente.

Menino do Rio: Quem foi o cara que inspirou a música

Conheça a história do jovem que inspirou a musica Menino do Rio

Chemtrails

Eu perdi as contas de quantos leitores do blog já me sugeriram este tema. Alguns chegaram até a me perguntaram, desconfiados, por que não toco no assunto chemtrails aqui. A resposta que dou é a de sempre: Ainda estou estudando este assunto. Não é uma resposta evasiva. Estou de fato, lendo sobre a questão dos chemtrails há pelo menos dois anos. Então, mesmo que você saiba bem sobre o assunto, lhe pedirei licença para explicar muito basicamente do que se trata o assunto.