quinta-feira, dezembro 26, 2024

Rig facial bizarro

Olha só este rig e diga se isso não parece tão avançado que chega a ser assustador!

Se você não entende NADA de 3d, eu vou explicar o que é isso. Rig é quando você usa uma estrutura de esqueleto para controlar uma malha 3d que é basicamente como uma escultura. Assim, mexendo certos “ossos” virtuais a peça em 3d pode ser animada. É através de Rig e também de outras técnicas, como morph e procedural animations que se faz praticamente qualquer animação 3d, seja de games, seja de filmes de computação grafica, animação, e efeitos especiais, chamados CGI. Este rig aí é tão impressionante porque ele integra um monte de morph targets (isso é, esculturas diferentes do mesmo modelo com diferentes deformações musculares) e a mistura delas funciona quase que como uma reprodução do movimento muscular humano real.

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Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

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Comentários

  1. A reprodução das emoções humanas está perfeita. Não passa a sensação de ser algo feito de borracha, que esticou onde não devia.

    O que será que vem por ai no que se refere a atores "CGnianos"?

  2. Quando vc fala de morph targets, quer dizer blend shapes?
    A primeira vista ele parece ter uma malha ultra densa, pra atingir esse nível de deformação(com rugas e tal). Mas, daí vi outro vídeo onde dava pra perceber que a malha tem só o numero essencial de vertices pra manter a silhueta do personagem realista.

    Acho que o truque para atingir esse grau de detalhe são mapas de alpha associados a normal maps. Vi algo parecido no making of do God of war 3. O personagem tem vários mapas de normal guardados, dependendo da posição do rig pedaços desses mapas são acessados. Nesse vídeo a técnica parece ser muito mais bem executada.

    Um outro ponto que vc deixou de fora da matéria é que o produto vendido neste vídeo é um mocap sem marcação facial. No mesmo canal do youtube, vc encontra mais detalhes.

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