domingo, dezembro 22, 2024

Shopping abandonado virou atração bizarra

Aconteceu em Bangcoc, na Tailândia.
Do lado de fora, a enorme construção de quatro pavimentos e sem teto parece apenas mais uma ruína imprestável, esquecida num cruzamento movimentado da cidade. São os restos mortais de um outrora vibrante shopping center, chamado Shopping Novo Mundo. Somente o som dos ventos rompe o silêncio tenebroso da construção abandonada. Um visitante desavisado poderia pensar que este lugar tão quieto e destruído está morto. Mas a verdade é que ele está repleto de vida. Mas ao invés de ratos, baratas e outros insetos vivendo nos destroços, há uma população gigantesca de peixes!
New-World-Trade-Center-in-Bangkok-12

 

 

Visto da rua o shopping parece só mais uma ruína.

New-world-abandonned-mall-bangkok

O acesso é difícil. É preciso entrar por uns becos, cheio de vendedores ambulantes.

New-World-Trade-Center-in-Bangkok-1

New-World-Trade-Center-in-Bangkok-2

 

Uma vez la dentro, o lugar parece cena de filme catástrofe:

New-World-Trade-Center-in-Bangkok-4

O lugar esta caindo aos pedaços e é bem perigoso.

 

New-World-Trade-Center-in-Bangkok-3

 

New-World-Trade-Center-in-Bangkok-5

 

New-World-Trade-Center-in-Bangkok-6

 

 

New-World-Trade-Center-in-Bangkok-10

 

 

Construído em 1982 pelo Kaew Fah Plaza Company, o shopping projetado para ter 11 andares desfrutou de um breve período de sucesso. Esse sucesso durou cerca de 15 anos, quando no ano de 1997, a Administração Metropolitana de Bangcoc (BMA) descobriu as falcatruas do proprietário, que só tinha autorização para construir quatro andares. Nessa altura do projeto, o shopping já contava com 11 pavimentos. E como lá não é igual ao Brasil onde o dindim dá um jeitinho, a prefeitura demoliu no peito e na raça 7 dos onze andares do shopping. Posteriormente (porque pouca desgraça é bobagem) ele ainda pegou fogo! Um incêndio em 1999, destruiu o teto do shopping que já estava meia boca.New-World-Trade-Center-in-Bangkok-9

Sem um telhado, a água da chuva logo encheu o porão. Com o passar dos meses, a água empoçada e parada virou um playground para os mosquitos. O bairro começou a ser assolado por nuvens de mosquitos quase apocalípticas, e desesperados, os moradores do bairro se reuniram para pensar um jeito de acabar com eles.
A cada chuva o shopping enchia mais, e com o período de monções, chovia mais de um mês direto. Era praticamente impossível drenar o prédio usando bombas, porque a área alagada era monumental e a cada chuva tudo teria que recomeçar.
Alguém teve a ideia de “soltar uns peixinhos” na água do shopping para eles comerem os mosquitos. Parecia uma boa ideia e de custo praticamente zero.
Então os moradores pescaram alguns peixes de lagoa e soltaram no meio do shopping.

Com água abundante, sombra, mosquitos avontê… è claro que o shopping virou um resort para os peixes da lagoa. Eles se multiplicaram rapidamente, e logo a construção se tornava o lar de milhares de carpas e bagres. Havia sido criado um complexo ecossistema de mais de 500 metros quadrados para os animais. A explosão populacional continuou e logo a praga dos mosquitos realmente foi controlada.

Mas então, havia um outro problema. O shopping Novo Mundo tinha uma quantidade cabulosa de peixes.

 

new-world-mall-7

 

article-2670491-1F243D9400000578-360_634x421

 

 

mall-full-of-fish-550x364

mall-full-of-fish2-550x364

mall-full-of-fish3-550x364

mall-full-of-fish4-550x830

 

Quando a notícia se espalhou, a lagoa acidental dos peixes no centro de Bangcoc se transformou em uma atração turística. De acordo com um vendedor de macarrão local, Jae Toom, pelo menos 10 a 20 pessoas visitavam as ruínas do New World Shopping todos os dias, para ver a explosão populacional dos peixes. Muitos iam lá para alimentá-los e tirar fotos.

New-World-Trade-Center-in-Bangkok-11
A coisa piorou mais quando fotos do shopping dos peixes caíram no Facebook e viralizaram.
Com isso, muito mais pessoas de fora correram para visitar as ruínas, disse Toom.

“E foi então que o BMA começou a ter problemas com o tanque de peixes.”

Concebendo os perigos para os visitantes devido a instabilidade estrutural do lugar, as autoridades já proibiram as visitas ao shopping. Barricadas foram erguidas para manter o público fora do “aquário urbano”.
As autoridades locais planejam avaliar a situação – eles esperam determinar se as ruínas do New World Shopping são ou não seguras para acesso do público. Se não for, eles vão mudar os peixes para outro lugar e derrubarão a estrutura.

Creio que as autoridades deviam pensar em pegar este espaço sem serventia e construir ali uma espécie de praça de alimentação local com o lago dos peixes.

Ou quem sabe, um pesque e pague, hahaha.

fonte fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. Tem tanto peixe que parece star faltando oxigenio na agua, quando peixes ficam na superficie abrindo a boca desse jeito ai ´porque a agua está com pouco oxigenio.

    E cara a ideia do pesque e pague é boa kkk acho que dava até pra cobrir o preju que o banco tomou, tamanha a quantidade de peixe

      • Phellipe , os peixes desse local , pelo menos os que aparecem nas fotos são tilapias , algumas até Saint peter ( as rosas ) ….. , são uma praga no mundo todo , agüentam bem a água fria como as carpas e se reproduzem mais que coelhos kkk , sem falar q crescem rápido ….

  2. Aqui em SBCampo também tem um shopping abandonado-Best Shopping-que está em ruínas como esse!!Inclusive seu estacionamento subterrâneo estava cheio de água,hoje não sei como aquilo está!!

  3. Se fosse aqui, já tinha uma galera fazendo arrastão com rede de pesca, vendendo os peixes na porta do shopping, essas coisas tipo “vergonha alheia” que o brasileiro é capaz…

  4. Phillipe, saiu uma reportagem com os resultados de uma analise preliminar das crateras que apareceram na SIbéria.

    http://www.washingtonpost.com/news/morning-mix/wp/2014/08/05/scientists-may-have-cracked-the-giant-siberian-crater-mystery-and-the-news-isnt-good/

    Aparentemente se trata de uma “erupção” causada por metano liberado no degelo do permafrost devido as temperaturas acima da média nos últimos dois verões (2012/2013).

    Eu sei que você tinha considerado essa hipótese mas queria passar o link mesmo assim, já que se trata de uma análise cientifica, mesmo que preliminar.

    Não precisa aceitar o comment, só usei esse último post pra chamar a sua atenção.

    Abs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Sepultamento celestial no Tibete (AVISO: não recomendado para pessoas impressionáveis)

AVISO: Este post contém imagens chocantes. O chamado sepultamento celestial é o principal tipo de sepultamento que ocorre no Tibete e em algumas áreas da região. Ele também ganhou o apelido de "esmola dos...

Darwin Awards: Xamã alega que seus poderes o protegem de ser comido por crocodilos....

Foi dar uma de poderosão e levou ferro. O video é chocante e revela o quanto crendices podem ser prejudiciais à saúde humana.