Aconteceu em Bangcoc, na Tailândia.
Do lado de fora, a enorme construção de quatro pavimentos e sem teto parece apenas mais uma ruína imprestável, esquecida num cruzamento movimentado da cidade. São os restos mortais de um outrora vibrante shopping center, chamado Shopping Novo Mundo. Somente o som dos ventos rompe o silêncio tenebroso da construção abandonada. Um visitante desavisado poderia pensar que este lugar tão quieto e destruído está morto. Mas a verdade é que ele está repleto de vida. Mas ao invés de ratos, baratas e outros insetos vivendo nos destroços, há uma população gigantesca de peixes!
Visto da rua o shopping parece só mais uma ruína.
O acesso é difícil. É preciso entrar por uns becos, cheio de vendedores ambulantes.
Uma vez la dentro, o lugar parece cena de filme catástrofe:
O lugar esta caindo aos pedaços e é bem perigoso.
Construído em 1982 pelo Kaew Fah Plaza Company, o shopping projetado para ter 11 andares desfrutou de um breve período de sucesso. Esse sucesso durou cerca de 15 anos, quando no ano de 1997, a Administração Metropolitana de Bangcoc (BMA) descobriu as falcatruas do proprietário, que só tinha autorização para construir quatro andares. Nessa altura do projeto, o shopping já contava com 11 pavimentos. E como lá não é igual ao Brasil onde o dindim dá um jeitinho, a prefeitura demoliu no peito e na raça 7 dos onze andares do shopping. Posteriormente (porque pouca desgraça é bobagem) ele ainda pegou fogo! Um incêndio em 1999, destruiu o teto do shopping que já estava meia boca.
Sem um telhado, a água da chuva logo encheu o porão. Com o passar dos meses, a água empoçada e parada virou um playground para os mosquitos. O bairro começou a ser assolado por nuvens de mosquitos quase apocalípticas, e desesperados, os moradores do bairro se reuniram para pensar um jeito de acabar com eles.
A cada chuva o shopping enchia mais, e com o período de monções, chovia mais de um mês direto. Era praticamente impossível drenar o prédio usando bombas, porque a área alagada era monumental e a cada chuva tudo teria que recomeçar.
Alguém teve a ideia de “soltar uns peixinhos” na água do shopping para eles comerem os mosquitos. Parecia uma boa ideia e de custo praticamente zero.
Então os moradores pescaram alguns peixes de lagoa e soltaram no meio do shopping.
Com água abundante, sombra, mosquitos avontê… è claro que o shopping virou um resort para os peixes da lagoa. Eles se multiplicaram rapidamente, e logo a construção se tornava o lar de milhares de carpas e bagres. Havia sido criado um complexo ecossistema de mais de 500 metros quadrados para os animais. A explosão populacional continuou e logo a praga dos mosquitos realmente foi controlada.
Mas então, havia um outro problema. O shopping Novo Mundo tinha uma quantidade cabulosa de peixes.
Quando a notícia se espalhou, a lagoa acidental dos peixes no centro de Bangcoc se transformou em uma atração turística. De acordo com um vendedor de macarrão local, Jae Toom, pelo menos 10 a 20 pessoas visitavam as ruínas do New World Shopping todos os dias, para ver a explosão populacional dos peixes. Muitos iam lá para alimentá-los e tirar fotos.
A coisa piorou mais quando fotos do shopping dos peixes caíram no Facebook e viralizaram.
Com isso, muito mais pessoas de fora correram para visitar as ruínas, disse Toom.
“E foi então que o BMA começou a ter problemas com o tanque de peixes.”
Concebendo os perigos para os visitantes devido a instabilidade estrutural do lugar, as autoridades já proibiram as visitas ao shopping. Barricadas foram erguidas para manter o público fora do “aquário urbano”.
As autoridades locais planejam avaliar a situação – eles esperam determinar se as ruínas do New World Shopping são ou não seguras para acesso do público. Se não for, eles vão mudar os peixes para outro lugar e derrubarão a estrutura.
Creio que as autoridades deviam pensar em pegar este espaço sem serventia e construir ali uma espécie de praça de alimentação local com o lago dos peixes.
Ou quem sabe, um pesque e pague, hahaha.
Tem tanto peixe que parece star faltando oxigenio na agua, quando peixes ficam na superficie abrindo a boca desse jeito ai ´porque a agua está com pouco oxigenio.
E cara a ideia do pesque e pague é boa kkk acho que dava até pra cobrir o preju que o banco tomou, tamanha a quantidade de peixe
A carpa geralmente habita lagos com baixa oxigenação. É normal vermos carpas metendo a cara fora dagua para pegar um ar.
Phellipe , os peixes desse local , pelo menos os que aparecem nas fotos são tilapias , algumas até Saint peter ( as rosas ) ….. , são uma praga no mundo todo , agüentam bem a água fria como as carpas e se reproduzem mais que coelhos kkk , sem falar q crescem rápido ….
algumas fotos lembram bastante um mapa do Left for Dead 2 haha
depois do vídeo da carpa fazendo boquete … tenho nojo desse peixe. kkk
Você deveria é ter nojo do imbecil que fez aquilo com o peixe.
kd a parte 4?
Aqui em SBCampo também tem um shopping abandonado-Best Shopping-que está em ruínas como esse!!Inclusive seu estacionamento subterrâneo estava cheio de água,hoje não sei como aquilo está!!
Pesque e Pague! HAHAHAHAHA!
Se fosse aqui, já tinha uma galera fazendo arrastão com rede de pesca, vendendo os peixes na porta do shopping, essas coisas tipo “vergonha alheia” que o brasileiro é capaz…
Phillipe, saiu uma reportagem com os resultados de uma analise preliminar das crateras que apareceram na SIbéria.
http://www.washingtonpost.com/news/morning-mix/wp/2014/08/05/scientists-may-have-cracked-the-giant-siberian-crater-mystery-and-the-news-isnt-good/
Aparentemente se trata de uma “erupção” causada por metano liberado no degelo do permafrost devido as temperaturas acima da média nos últimos dois verões (2012/2013).
Eu sei que você tinha considerado essa hipótese mas queria passar o link mesmo assim, já que se trata de uma análise cientifica, mesmo que preliminar.
Não precisa aceitar o comment, só usei esse último post pra chamar a sua atenção.
Abs
Valeu LC! É uma contribuição importante!