Sabe como é, de vez em quando, eu cavuco fundo em busca de coisas interessantes para falar aqui no Blog. Não raro eu me deparo com sites bem estranhos e bizarros que me levam a questionar que tipo de pessoa é esta por trás da obra. Você pode pensar que em pleno ano de 2015, a maioria das pessoas já tem uma boa ideia de como projetar um site básico… Só que não.
Normalmente, os melhores designs que vejo por aí são sites de mídia on-line, empresas de design gráfico (o que parece bem óbvio). Há também uma profusão enorme de sites com qualidade aceitável e um mínimo de usabilidade, uma categoria tipo “não fede nem cheira”, sem inovações ou qualquer coisa mais chamativa, como é o caso de sites que dependem diretamente da usabilidade para existir, como nos sites de bingo. Não é necessário reinventar a roda para dar certo e o www.pgbingo.com/ é um bom exemplo disso. Contudo, você acaba percebendo que webdesigners que pensam na usabilidade dos sites não são sempre o caso que vemos por aí. Apesar de dicas de design de sites estarem disponíveis à todos através da internet, ainda existem pessoas lá fora que conseguem projetar alguns sites bizonhamente ruins.
É impossível fazer uma lista dos piores designs que já encontrei, pois a maioria dessas merdas são tão toscamente ruins, que eu (felizmente) me esqueço deles logo após topar com essas aberrações. Há também aqueles que são feios, mas são escritos em árabe, sérvio, chinês… Há sites de todo tipo de visual e assuntos. Eu já fiz outros posts em que eu falava exatamente em como alguns caras joselitam na aparência bizarra de seus sites.
Um agressor da escola de web design é o Bolen Report. Este webdesigner realmente achou uma boa ideia abarrotar a tela com o máximo de informação possível sobre o local, ostentando até quatro artigos completos em destaque na página inicial.
Agora um que é tão horroroso ao ponto de doer o meu ovo esquerdo é o Arngren.net
Chega a ser impossível entender exatamente o que este site é. De cara ele lembra aqueles antigos catálogos de produtos que vendiam de porta em porta nos anos 80, mas é uma confusão do caralho! Role para baixo e você vai continuar a ver mais das mesmas imagens de baixa qualidade cortadas e coladas de qualquer jeito com links. Fico intrigado se isso realmente funciona. Será que vende? Porque está claro pra mim que fazer esta merda deu um trabalho ferrado pro infeliz.
Outro que é de doer é um tal de PennyJuice. Esse vou te falar, amiguinho, se você gosta de cores berrantes e Comic Sans, aqui está o paraíso!
Mesmo que o famigerado site Penny Juice tenha uma página que diga “Who is Penny juice?”, As cores berrantes te deixarão cego. Destaque para a foto de um bebê e um balão com Comic Sans. E as árvores desenhadas no paintbrush? E o arco-íris broxa?
Outras coisas que me intrigam em certos sites é como tudo parece feito de qualquer maneira, quando na verdade são cuidadosamente elaborados para oferecer uma experiência bizonha ao usuário. Um exemplo do que eu falo é o evento chamado Rudgewick Country Show. Esse site começa todo preto, com um loading rosa piscante, que logo vai carregar uma montanha de textos com fontes variadas e descombinadas, fotos malucas, coisas piscantes, gifs antigonas…
É difícil captar todas as informações a partir da homepage incrivelmente muvucada. Até mesmo as guias de navegação no topo da página não fornecem qualquer informação útil. Os usuários têm a opção de percorrer as imagens em meio a tratores e galinhas intercaladas entre bandeiras esvoaçantes, cartinhas frenéticas e até cabeças de bode arrancadas.
Mas desses acima, todos eles tem uma coisa que é uma vantagem: Eles não tem uma musica irritante. Em se tratando de musica irritante, pouca coisa conseguirá se comprar ao HIT: “Patimex”. Aumenta o som e vai sofrer!
Bicho, surge um demônio numa churrasqueira segurando uma linguiça ao som de um troço tão irritante que parece ser cantado pelo Peter Griffin! Achei a música tão irritante que dá pra usar de toque de celular. A empresa me parece ser uma fabrica de carvão de churrasco na Europa Oriental.
O Patimex é um site tão merda que dá pra criar uma modalidade olímpica chamada “ouvir o Patimex em Loop” ganha quem surtar por último. Se a musica e o diabo indo pra frente e pra trás não são suficientes, há uma incrível galeria de fotos da carvoaria, com qualidade questionável. Fico imaginando que legal deve ter sido para o dono da carvoaria essa “feature” de uma galeria mostrando lugares pretos soltando fumaça em meio a tocos de madeira.
Felizmente ainda existem alguns bons sites disponíveis on-line, graças à existência de bons designers no mundo. Se você está pensando em projetar seu próprio site, conhecer o que é ruim pode ser um ponto de partida. Não se esqueça de acompanhar o nosso blog para mais artigos de coisas bizarras como estes sites da web.
Não devemos deixar de prestigiar essa pérola nacional! Rover Informática -> http://www.roverinformatica.com.br/
E o fabuloso acidez mental, desde 1999 sem mudar o layout e kibando tudo até a última ponta??
http://acidezmental.xpg.uol.com.br/
HAHAHA
Minha nossa!!! esse site merece uma edição do post pelo Philipe, ele tem que ser incluso na lista, na categoria sites nacionais!! aquela animação ali com a foto do cara e o golfinho foi de doer o ovo esquerdo… kkkkk
http://www.pudim.com.br/
Que diabo é isso?!!!
Esse site é um classico… está há anos online. Só mostra um Pudim. Não tem nenhuma informação além dessa e tem acesso pra cacete pelo o que já escutei falar
ahhhhhh! o pudim já teve um layout minimalista… agora perdeu a graça hahahahahaha
Por Favor RETIRE A MINHA FOTO do seu perfil! Não tem de que, por nada! Passar bem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Estou ouvindo a musiquinha do Patimax em loop há 10 minutos ininterruptos e ainda não consegui parar de rir
Guerrira! Meus sinceros respietos por vossa bravura! Rsrsr
Só digo uma coisa, nenhum desses sites aí de cima chega aos pés em nível de feiura e tosqueira do que o da universidade onde estudo >> http://www2.unip.br/default.asp
Ta de sacanagem né? Site da UNIP isso aí? Wow!
Pior que sim rs
eu me amarro nesses sites feitos em html puro, melhor ainda se for todo programado no bloco de notas
Fato! Seria melhor se for todo programado no sublimetext kkkkkkk =P
Achei que era há décadas mas vi que os sites estão atualizados, é bem triste, quando mencionou o Comic Sans, lembrei que tem gente usando essa fonte no celular, até a minha empregada usa, dói demais =(
E tem uma parte desse site que é bem horrível (imagem), deixou o design pro lado e usou marketing forçado né? kkkkk
http://www.lalalalalalalalalalalalalalalalalala.com/
You win!! hauhauhauhau
Alguém sabe o nome ou tem o link pra baixar a música do Patimex?
Se eu tivesse uma empresa especializada na produção de algo tão bland quanto carvão, que você consegue esquecer antes de terminar de pronunciar a última sílaba, a coisa que eu talvez mais quisesse para o site era justamente ser tão “chicletísticamente” irritante e interessante quanto o da Patimex.
Essa banda nacional tem o estilo das HPG dos anos 90!
http://bandabrittanica.com/
https://www.youtube.com/watch?v=f7g70z9lN_w
Achei um site de um partido político inglês. O conteúdo consegue ser pior que o design.
http://www.englishdemocraticparty.org.uk/
Philipe! Bom dia!
KKKK cara, toda vez que vou fazer churrasco fico esperando aparecer um capeta assando uma linguiça! kkkkkkkk
Poloneses esses loucos aeh. No site deles eles dizem que esse aeh foi o primeiro layout que fizeram e que mantem por motivos sentimentais! kkkkkk
O atual (e bem melhor) é esse aqui:
http://www.wegieldrzewny.pl/
Abraço!