Faz um tempo que não posto nada sobre paranormalidade, assunto que me fascina totalmente. Acho que o último post de paranormalidade que fiz foi o da Stanislava, a mulher telecinética da Polônia .
Hoje vou falar sobre outro paranormal intrigante. Seu nome era Ted Serios, e seus “poderes” pareciam assombrosos, para dizer o mínimo.
Não muito antes de Uri Geller se tornar um sinônimo de fato para a palavra “paranormal”, entortando as colheres com maestria, (e posteriormente acusado de puro charlatanismo) outra pessoa com superpoderes muito incomuns se tornava popular nos Estados Unidos. Seu nome era Ted Serios e ele ficou famoso pelo fato de poder supostamente transferir imagens criadas em sua própria cabeça para o filme fotográfico usando apenas uma câmera e sua concentração.
Serios se referia a essas imagens como “Pensadoras” e geralmente as captava com câmeras instantâneas Polaroid*.
Serios começou sua vida profissional trabalhando como mensageiro, mas em algum momento seus experimentos com gráficos mentais começaram a ocupar todas as suas horas de trabalho e ele pediu demissão. Não está claro com que dinheiro ele vivia e como ele surgiu com a ideia dos “truques” com impressão de pensamentos, mas sabe-se que certa vez o psiquiatra Jules Eisenbud, de Denver, ouviu falar dele e ficou curioso.
Normalmente, a sessão começou com o fato de que Ted Serios era mais “eficaz” se estivesse em um estado incomum como a embriaguez (por isso ele bebeu álcool). Em seguida, ele pegava um pequeno tubo, colocava na câmera, apontava para a testa e… Pá! Tirava uma foto da testa.
Na maioria das vezes, um cartão totalmente preto ou cinza rastejava para fora da câmera polaroid, que é o que se poderia esperar, no qual não havia nada, mas, o bizarro é que de vez em quando algo completamente diferente emergiria da câmera: Às vezes era possível ver algumas imagens ou objetos na foto. Em alguns casos raros, essas figuras são bem identificáveis.
Durante os três anos em que Eisenbud estudou o estranho dom de Serios, passou muitas sessões de testagens e retestagens, mudanças de filme, de maquinas, e recebeu muitas imagens com uma imagem nítida. Isso convenceu Eisenbud completamente de que ele estava estudando um verdadeiro médium, e não uma fraude.
Em 1967, Eisenbud publicou um livro intitulado O Mundo de Ted Serios: Um Estudo de Pensamento da Mente Incomum.
“Quando ele estava prestes a tirar uma foto, parecia que entrava rapidamente em um estado de intensa concentração, com os olhos abertos, lábios franzidos e uma tensão bastante perceptível no sistema muscular. Seus membros geralmente tremiam ligeiramente, como em uma paralisia leve, e o pé de sua perna cruzada às vezes começava a se sacudir convulsivamente para cima e para baixo. Seu rosto estava coberto de manchas e sangue, veias salientes em sua testa, seus olhos estavam cheios de sangue ”
Assim Eisenbud descreveu o que se passava com Serius antes da projeção da imagem no filme.
Ao mesmo tempo, Serios bebia uma lata de cerveja ou bebidas muito mais fortes, pois acreditava que o entorpecimento provocado pelo álcool funcionaria como um tipo de “lubrificante” mental na produção do fenômeno. Isso é peculiarmente interessante, na medida em que faz um grande sentido, uma vez que a condição de estado alerta afeta diretamente a frequência de impulsos cerebrais possivelmente associado ao estado de produção do fenômeno.
Eisenbud conduziu muitos testes com Serios e, para excluir tentativas de engano, convidou vários especialistas, incluindo professores de matemática, química e psicologia.
De imagens aleatórias ao leve controle do resultado
Em uma de suas sessões de “pensamento gráfico”, Serios pediu aos participantes que propusessem um tema para uma nova foto. A filha do médico, em cuja casa se encontravam naquele dia, convidou-o a “fotografar” o edifício da igreja, situada no território da Universidade de Roma, onde pretendia continuar os seus estudos. Ela tinha uma pasta com uma fotografia do prédio e mostrou a Serios de sua cadeira.
Alguns minutos depois, Serios criou uma fotografia vaga, na qual foi possível, com grande dificuldade, mas ainda assim distinguir algo que parecia a cúpula de uma igreja romana:
Imagens que ele produziu (paredolias?)
As controvérsias
Suas imagens eram quase sempre muito borradas, de modo que os críticos facilmente o acusavam de falsificações baratas e de usar a propriedade de pessoas para ver algo específico em um conjunto de manchas e linhas, algo que já conhecemos bem e chamamos de pareidolia.
Apesar do livro e da admissão de Eisenbud nas manifestações sobrenaturais de Serios, houve tantas críticas que logo quase todos começaram a ignorar Serios, chamando-o de charlatão.
Um artigo na edição de outubro de 1967 da revista Popular Photography afirmava que Serios estava enganando o público ao inserir um objeto, talvez um pequeno pedaço de uma fotografia normal, em seu tubo para ser capturado com uma Polaroid. Dois mágicos disseram a repórteres sobre a existência de tal truque.
Eisenbud não aprovou essa declaração e, insultado, como resposta, rapidamente propôs um desafio:
“Declaro que se, perante qualquer júri competente de pesquisadores científicos, fotógrafos e mágicos, qualquer pessoa de sua escolha pode, de qualquer forma convencional ou combinação de formas, reproduzir o espectro de fenômenos criados por Ted em condições semelhantes, eu irei (1) recusar todo trabalho futuro com Ted, (2) comprar e queimar publicamente todas as cópias disponíveis de The World of Ted Serios, (3) postar minha foto na página inteira do Fool’s Hat em Fotografia Popular e (4) gastar o resto da minha vida vendendo para as pessoas a assinatura desta revista incrível. Não há limite de tempo. “
Este desafio foi rapidamente respondido por ninguém menos que o mágico James Randy, também conhecido como The Amazing Randy, que ficou famoso por expor todos os tipos de charlatães por muitos anos. No entanto, foi-lhe dito que “condições semelhantes” significava que ele estaria “dentro de uma gaiola, nu, a uma distância considerável da câmera, que nunca teria permissão para tocar, e também teria que se embebedar, como Serios fizera nos testes. Randy então, recusou.
Os repórteres do New York Times também não acreditaram em Serios. Em sua resenha de livro de 14 de maio de 1967, eles ridicularizaram os experimentos de Eisenbud, dizendo que o médico “parece ter pouca compreensão do que os experimentos são e gosta menos do rigor e das sutilezas metodológicas da pesquisa científica real”.
Um observador chamado Neil Root, que participou do teste Serios em 1966, concordou com as descobertas da revista Popular Photography e detalhou o que viu:
“Na noite em que participei, havia sete convidados, de acordo com o Dr. Eisenbud, um número típico de uma equipe de observação de demonstração. A cada convidado foi pedido a trazer pelo menos cinco pacotes de filme Polaroid novos.”
Em seguida, dezenas de fotos foram tiradas com duas câmeras trazidas pelo Dr. Eisenbud. Serios segurou o que chamou de “coisinha” (um tubo de papel preto com cerca de 3 cm de diâmetro e 4 cm de comprimento) na lente da câmera. Gritava obscenidades, contorcia o rosto e às vezes gritava: “Agora!” – um sinal para quem estava segurando a câmera apertar o botão.
Ele rapidamente ficou bastante bêbado e desagradável. Dr. Eisenbud frequentemente o repreendia, mas ainda assim continuou a servir cerveja para Serios. A loucura continuou. A noite continuou. Mas até agora, nenhum gráfico de pensamento surgiu da multidão de imagens reveladas.
Então, surpreendentemente, após cinco longas horas de sessão, três imagens estranhas apareceram (após um minuto processando cada cartão). Junto com duas câmeras, ele produziu seis imagens borradas não relacionadas ao ambiente da sala. Fiquei surpresa.
Muitas vezes ele nos mostrava seu tubo de papel para que pudéssemos ver que estava vazio, mas quando bêbado errou uma vez e quando acenou com os braços e gritou, vi que algum objeto brilhante se refletiu no tubo. ”
Naturalmente, o próprio Serios sempre considerou suas habilidades genuínas. Em um artigo da revista Life de setembro de 1967, o escritor Paul Welch o descreveu da seguinte maneira:
“Ele era uma pessoa obstinada. Ele tinha algo que podia fazer bem e queria que alguém lhe explicasse como ele estava fazendo. Ele estava decidido a controlar o fenômeno para gerar fotos constantemente (elas saíam muito raramente) e assim poder tornar suas habilidades úteis.
Ele pensou, por exemplo, que poderia espionar alvos de mísseis soviéticos para o Exército dos EUA. Mas, acima de tudo, ele estava obcecado pela ideia de provar a todos que não era um charlatão e que tudo isso era real.
“Se isso não é verdade“, argumentou ele, “por que não posso fazer isso o tempo todo? Se fosse um truque, eu poderia facilmente ganhar muito dinheiro com isso. Eu poderia ir a boates ou me apresentar na TV.”
No final das contas, Serios apareceu na TV, embora já fosse em 1985. Ele apareceu em um episódio de “World of Weird Abilities” de Arthur Clarke. No entanto, neste show, ele não foi capaz de repetir seu “truque”, o que foi deveras decepcionante.
Alegações do truque
Normalmente, Serios usaria o que chamou de “gismo” (engenhoca/coisinha), um tubo de papel colocado próximo à lente da câmera. Segundo ele, isso o ajudaria a concentrar sua energia mental e direcioná-la para o filme.
Estranhamente nenhum cético usou o mesmo argumento quando ele não chegava perto do papel fotográfico e também gerava imagens. Essa parte da história é convenientemente deixada de lado em materiais céticos, bem como a recusa de James Randy que dizia conseguir repetir o fenômeno ao saber que teria que fazê-lo sem tocar na câmera e nu em uma gaiola.
Segundo os céticos, ele também usou algo que não revelou a ninguém: um pequeno tubo com cerca de 2,5 centímetros de comprimento e 2,5 centímetros de diâmetro. Este tubo tinha uma lente de aumento em uma das extremidades. Na outra extremidade, um pedaço cortado de folha de 35 mm pode ser inserido. Alinhado corretamente, este dispositivo projetou a imagem sobre o pedaço de transparência cortado no filme da câmera Polaroid. O dispositivo seria pequeno o suficiente para ser escondido na palma da mão, para que pudesse ser usado mesmo quando o maior pedaço de papel não estivesse lá para escondê-lo.
Estranhamente esse tubo nunca foi objetivamente apresentado, resumindo-se a alegações, como a da mulher que diz ter visto um brilho no tubo de papelão. Eu pessoalmente também desconfio do fenômeno quando o médium toca o equipamento ou coloca qualquer tipo de tubo, mesmo sendo um canudo de papelão na frente da câmera. No entanto, os fenômenos não se restringiram a isso, e há também o outro aspecto. Numa mesma sessão diante de testemunhas, usando filmes virgens diversas imagens surgiriam. Como ele conseguiria trocar o microfilme dentro do gismo na frente da audiência?
Sem surpresa, dada a técnica empregada por Serios, suas imagens não eram da mais alta qualidade. Eles saíam embaçadas e fora de foco. Segundo os céticos, se por ventura Serios realmente tivesse a capacidade de projetar seus pensamentos em um filme, “seria razoável esperar que, se lhe pedissem para pensar, por exemplo, em um cachorro, ele pudesse obter uma imagem reconhecível de um cachorro”. No entanto, não era assim que acontecia. Algumas vezes as imagens geralmente tinham pouca ou nenhuma semelhança com o objeto pedido a Serios; a menos, é claro, que alguém pudesse “interpretar” a imagem resultante.
Outra questão que não se vê sendo abordada por céticos é a questão da embriaguez. Caso Serius fosse um prestidigitador habilidoso, capaz de trocar um microfilme e embutir uma lente de aumento oculta num tubinho de papelão diante de diversas testemunhas, é certo que isso exigiria uma enorme habilidade. Portanto, o uso de álcool em grande quantidade, por ser a substância um depressor do sistema nervoso, certamente comprometeria gravemente sua habilidade, e é exatamente por este motivo que não se pode beber e depois dirigir.
Um erro que acentuaria o mistério
Enquanto era violentamente surrado como um embusteiro duma figa pela imprensa, Serius produziu uma imagem que me parece um ponto de mutação em sua estranha capacidade.
Muitos poderiam alegar que suas imagens eram apenas de algum modo falsificações de fotografias reais, feitas em diferentes lugares do mundo, sem muita definição, por algum tipo de trucagem que ninguém descobriu. Claro, não descobrir o truque não torna um truque num fenômeno real. No entanto, a acusação de que suas imagens eram fotografias previas teve um revés quando ele projetou uma imagem que logo seria reconhecida.
Quando o Dr. Eisenbud apontou a câmera para a testa de Ted Serios e apertou o obturador, o que emergiu não foi a imagem de um rosto, mas as linhas e formas inconfundíveis de uma loja. A loja em questão era, na época chamada ‘The Old Wells Fargo Express Office’, mas muitos anos antes era conhecida como ‘The Old Gold Store’ – a imagem de Serios era da loja em sua aparência passada.
A Serios também foi solicitado que ele tentasse produzir imagens de algo do passado distante:
O que parecia surpreendente; uma imagem aparente de um homem de Neandertal inclinado sobre o que parecia ser uma fogueira. Um exame futuro da foto revelou que ela não era a imagem e um neandertal mas sim de uma montagem escultórica de um neandertal que pertencia ao Field Museum of Natural History em Chicago.
Em um outro experimento, os voluntários foram convidados a participar do experimento com uma fotografia lacrada em um envelope de papel manilha com fundo de papelão. Ted foi então encarregado de reproduzir a imagem sem nenhum conhecimento prévio.
Um de seus sucessos mais notáveis foi a imagem que ele produziu de um hangar usado pela Polícia Real Montada do Canadá. A imagem era notável não apenas por sua precisão, mas também por algo incomum: Havia nela um erro de ortografia da palavra ‘canadense’ – Na imagem Serios a palavra veio escrita incorretamente como ‘Canadiano’.
Este erro é algo que tornou a análise da experiência mais profunda, na medida que a imagem então não era uma fotografia do local, mas uma elaboração gráfica da mente, e talvez por isso o que se lê surgiu errado em discrepância ao local real.
Ted Serios era um embusteiro? Ou ele estava controlando poderes que talvez não pudesse explicar? Certamente, podem ser traçados paralelos com experimentos de Visão Remota.
Se suas habilidades eram de fato reais e ele simplesmente precisava de muitas condições adequadas para receber gráficos de pensamento, então nossa compreensão geral da natureza do universo certamente exigirá uma revisão radical.
* Algo que podemos observar aqui é o uso das fotografias polaroid. Sabe o que isso me lembrou? Que aquele caso do fantasma que conseguia se comunicar também só podia realizar o fenômeno através de um filme específico da Polaroid. Seria o misterioso fenômeno psíquico produto do uso desse filme misterioso? Esse é um mistério que talvez jamais venha a ser explicado.
Olá Philipe! Certa vez conheci um rapaz num restaurante/bar em BH, era conhecido de alguns amigos. O cara conseguia visualizar e descrever a foto de qualquer documento que estivesse na sua carteira, testamos com pessoas aleatórias e com os presentes na mesa. Acertou todas, e o detalhe é que ele só conseguia se estivesse levemente embriagado.