Na década de 1970, histórias de aparições fantasmagóricas estranhas e misteriosas surgiram pelos EUA e pelo resto do mundo das companhias aéreas. Passageiros, tripulantes de cabine, pilotos, engenheiros de voo e até mesmo executivos de companhias aéreas de alto escalão, todos alegaram ter visto “alguma coisa” a bordo de certas aeronaves.
Mas antes de começarmos esta história assustadora, devemos primeiro voltar a 29 de dezembro de 1972 a bordo de um Lockheed L1011 da Eastern Airlines, enquanto ele descia em direção a Miami após seu voo de Nova York, Aeroporto John F. Kennedy (JFK)…
O clima a bordo do voo 401 era otimista. 163 passageiros e 13 tripulantes estavam ansiosos para aproveitar o Ano Novo sob o sol da Flórida. O L1011 (N310EA), com quatro meses de uso, era o orgulho da frota da companhia aérea. O ‘Tristar’, como era conhecida a aeronave, era um dos mais modernos e tecnologicamente avançados de sua época.
O voo do JFK decorreu sem intercorrências, mas enquanto a tripulação se preparava para a aterragem, ocorreu o primeiro de uma cadeia de eventos que acabaria por levar à perda de 101 vidas. O primeiro oficial Albert Stockstill foi instruído a abaixar o trem de pouso. De forma alarmante, a tripulação notou que nem todas as luzes indicadoras das rodas ficaram verdes.
O capitão Robert ‘Bob’ Loft acreditava que era apenas uma lâmpada com defeito. Stockstill lutou para remover a lâmpada, enquanto o engenheiro de vôo Donald ‘Don’ Repo desceu para a baía de aviônicos, ou ‘buraco do inferno’ como era chamado, situado abaixo da cabine de comando para verificar visualmente se o equipamento estava mesmo abaixado.
Enquanto os pilotos tentavam resolver o problema, eles não perceberam que o piloto automático havia sido desativado e agora desciam lentamente em direção aos Everglades, na Flórida.
O Tristar estava viajando a 360 quilômetros por hora quando bateu no pântano infestado de crocodilos, nos arredores de Miami. Muitos dos passageiros morreram instantaneamente e aqueles que sobreviveram enfrentaram uma espera agonizante até que as equipes de resgate chegassem ao local do acidente.
O primeiro oficial Stockstill morreu com o impacto, mas tanto Repo quanto Loft sobreviveram ao acidente inicial. Repo foi levado às pressas para o hospital, mas depois sucumbiu aos ferimentos. Tragicamente, o resgate demorou muito para o Capitão Loft, que morreu no local.
A investigação subsequente sobre o erro do piloto no local do acidente foi a causa principal. A tripulação não conseguiu monitorar a altitude enquanto tentava em vão lidar com o problema do material rodante. Tragicamente, mais tarde foi revelado que a roda do nariz estava de fato travada e que a lâmpada estava com defeito.
Embora a maior parte do N310EA tenha sido destruída, certas partes, como a cozinha, puderam ser recuperadas. A Eastern e a Lockheed concordaram que essas peças poderiam ser reutilizadas e instaladas em outros Tristar na linha de produção.
Vôo fantasma
Uma dessas aeronaves foi o N318EA e, com o passar das semanas e dos meses, acontecimentos estranhos começaram a ocorrer…
No Aeroporto JFK, 1973 um Tristar da Eastern Airlines estava embarcando para seu voo para Miami.
Viajando naquela manhã estava um dos vice-presidentes da companhia aérea. Como passageiro VIP, ele foi autorizado a embarcar primeiro na aeronave e seguiu para a cabine de primeira classe. Ao se aproximar de seu assento, notou um capitão de companhia uniformizado e foi conversar. Durante a conversa que se seguiu, ele percebeu de repente que estava falando com Bob Loft.
A aparição desapareceu rapidamente e o vice-presidente correu completamente em pânico pelo corredor do avião, em busca de um tripulante, com medo de que pudesse ser um presságio de que algo iria acontecer com aquele voo. Uma busca no avião foi realizada antes do embarque de qualquer outro passageiro, mas não havia sinal do capitão misterioso.
Alguns meses depois, no JFK, uma tripulação que embarcava na mesma aeronave ficou surpresa ao ver Loft já a bordo. Eles aparentemente conversaram com o fantasma, sem perceber quem ele era, antes que ele desaparecesse bem diante de seus olhos.
O voo foi posteriormente cancelado porque a tripulação estava muito abalada para operar.
A bordo do L1011, os engenheiros de voo normalmente chegavam à aeronave antes da outra tripulação para realizar as verificações pré-voo. Neste dia em particular, um engenheiro de voo ficou surpreso ao ver um segundo oficial do Leste já sentado em seu assento. Ele imediatamente o reconheceu como Don Repo e a aparição lhe disse com uma voz lúgubre:
“Não precisa se preocupar com o pré-vôo, eu já fiz isso”,
…antes de desaparecer diante de seus olhos.
Algumas semanas depois, outro capitão verificava os instrumentos antes de um voo de Miami para Atlanta. Olhando bem no rosto dele estava o contorno inconfundível do rosto de Repo. O capitão afirmou ter ouvido claramente as palavras
“Nunca haverá outro acidente em um L1011. Não vamos deixar isso acontecer.”
A coisa estava definitivamente ficando muito estranha. As testemunhas só aumentavam.
Durante um voo de Atlanta para Miami a bordo do N318EA, a tripulação da cabine de comando estava saboreando sua refeição enquanto navegava a 39.000 pés. De repente, houve uma batida forte vinda do ‘buraco do inferno’. A essa altura, as histórias de fantasmas já circulavam pela empresa e a tripulação relutava em olhar. Mas as batidas continuaram e, quando o engenheiro de vôo abriu a escotilha, ficou horrorizado ao ver o rosto de Don Repo olhando para ele. Surpreendentemente, era aqui que o engenheiro estava quando o voo 401 caiu.
E não foram apenas as tripulações de voo que viram as aparições fantasmagóricas. Em uma ocasião, vários fornecedores que carregavam o N318EA para seu próximo voo foram vistos saindo correndo do jato e se recusaram a embarcar novamente. Quando questionados sobre o motivo, todos afirmaram ter visto um engenheiro de voo parado na cozinha de proa antes de desaparecer bem diante de seus olhos. Os passageiros também relataram ocorrências estranhas. Uma mulher sentada ao lado de um piloto oriental, que ela disse “parecia doente”, chamou uma aeromoça apenas para ver junto com a passageira o piloto desaparecer. Outra senhora convocou um membro da tripulação porque estava preocupada com o piloto indiferente sentado ao lado dela. O homem desapareceu mais uma vez, deixando o passageiro absolutamente histérico.
Após esses incidentes, foram mostradas a ambas as mulheres fotos da falecida tripulação do voo 401… ambas identificaram Don Repo como o membro da tripulação que tinham visto.
Até agora, a maioria dos relatos de acontecimentos assustadores e avistamentos de fantasmas foram rapidamente varridos para debaixo do tapete por Eastern. Que companhia aérea gostaria que os passageiros pensassem que os seus aviões eram assombrados por tripulantes mortos que morreram a bordo do orgulho da sua frota?
Embora a companhia aérea tenha se recusado terminantemente a acreditar nas histórias assustadoras, os avistamentos foram todos relatados à Flight Safety Foundation independente, que mais tarde comentou:
“Os relatórios foram dados por pilotos e tripulantes experientes e confiáveis. Nós os consideramos significativos”.
Eastern alertou os funcionários que eles poderiam ser demitidos se fossem pegos espalhando histórias de fantasmas.
Um incidente mudou tudo
O voo 903 acabava de decolar do JFK, com destino à Cidade do México. A aeromoça Fay Merryweather estava na cozinha preparando as refeições para os passageiros. Ao estender a mão para a maçaneta da porta do forno, ficou horrorizada ao ver o rosto de Don Repo olhando para ela. Sem entrar em pânico, ela rapidamente foi até a frente para chamar outra aeromoça (com certeza no brioco não passava nem o sinal de wifi) e o engenheiro de aeronaves para irem com ela “dar uma olhada numa coisa”.
Com certeza, quando eles voltaram, TODOS ELES VIRAM o rosto de Repo ali dentro e ele ainda estava olhando para fora do forno, embora agora parecesse que ele estava tentando dizer alguma coisa. De repente, todos os três ouviram claramente a aparição murmurar as palavras:
“Cuidado com o fogo neste avião”.
O vôo chegou à Cidade do México com segurança, mas na viagem de volta começaram os problemas com o motor de estibordo da aeronave. Após uma inspeção, a aeronave foi liberada para decolar, mas quando o avião decolou, o motor falhou e disparou várias vezes. Foi rapidamente desligado antes de pegar fogo e eles retornarem ao aeroporto. Felizmente ninguém ficou ferido durante o incidente, mas a tripulação ficou compreensivelmente muito abalada depois do que viram a cabeça do fantasma aparecer dentro do forno.
À medida que os avistamentos se tornavam cada vez mais frequentes, circularam rumores de que os pilotos e a tripulação já se recusaram a voar nos L1011 que tinham peças do jato condenado instaladas. Os investigadores paranormais solicitaram inúmeras vezes permissão para embarcar na aeronave para ver se algo poderia ser gravado. A companhia aérea recusou continuamente.
No entanto, todas as peças recuperadas do 401 foram posteriormente removidas dos jatos suspeitos. Os fantasmas de Bob Loft e Don Repo nunca mais foram vistos, mas suas palavras assustadoras para proteger a frota L1011 da Eastern se tornaram realidade. Nos anos que se seguiram ao acidente e até ao encerramento da companhia aérea, não houve nenhum outro acidente fatal a bordo da frota Tristar. Quer você acredite em fantasmas ou não, é muito bom pensar que aqueles pilotos dedicados podem ter mantido o resto da frota Tristar seguro.
Mais tarde, o N318EA voou para a transportadora de Hong Kong Cathay Pacific e a Eastern Airlines foi remetida para os livros de história quando encerrou as operações em 1991. Mas as histórias dos fantasmas do voo 401 ainda circulam hoje.
Será que procede?
Olha, essa história dos fantasmas no avião pra mim, contém algumas redflags. As histórias parecem excessivamente “cinematográficas”. Não vou negar que acho possível um médium ou outro acabar vendo alguma coisa, mas do jeito que tudo é descrito, é muito estranho e pode indicar uma lenda urbana que pegou carona num incidente real. As histórias dos fantasmas realmente são reais, e podemos ver até mesmo documentários e livros feitos sobre isso, mas um livro não torna real o assunto. Tá cheio de livro de picaretagens mais diversas por aí.
Eu tenho serias duvidas de que haja realmente algo de realista nesse caso.
Philipe, eu caí na pegadinha de primeiro de abril ao abrir o site e fiquei muito triste, de verdade. Só no dia seguinte que “caiu a ficha” e fiquei muito feliz. Amo o Mundo Gump, tô aqui diariamente lendo e relendo os textos favoritos.