Como seria ver a Terra Media de Tolkien do Espaço?
Com esta ideia em mente, uma tecnologia avançada de simulação de ambientes foi usada para gerar “o mapa mais fascinante” da terra Media jamais feito. O troço é tão bem construido que em alguns momentos parece fotografia do nosso próprio planeta.
Apesar do sucesso de Game of Thrones, a Terra-média de JRR Tolkien ainda é a campeã indiscutível das terras de fantasia. Foi tão detalhada nos livros que até os cartógrafos se apaixonam. Não é de espantar que a Outerra, com sede em Slovakis, tenha trabalhado em conunto com especialistas diversos para criar um “motor planetário 3D” que pretende ser capaz de retratar aquele mundo em todos os detalhes, desde o espaço até as oedrinhas no solo.
Enquanto isso, Steve Edwards e Carl Lingard criaram o ME-DEM (Modelo Digital de elevação da Terra-Média)
Projetada em 2006, essa junção de forças tem o objetivo de tornar a totalidade da Terra-média em dados de código aberto. No ano passado, eles exportaram os seus dados para o motor Outerra pela primeira vez. A cada nova iteração do conjunto de dados, ocorre uma constante melhoria da qualidade.
Talvez, no futuro, com os fabulosos equipamentos de realidade virtual, viagens de exporação à Terra Média comecem a surgir.
É interessante o quanto esses geradores de planeta avançaram nos últimos anos. Esse usado para a Terra Media é legal mas está longe de ser o mais avançado. Um programa que gera ambientes virtuais naturais com grande realismo é o Vue. O Vue é muito usado em tudo que é produção de Hollywood, mas como ele é muito bom, raramente a gente percebe.
Essas imagens acima nos dão uma dimensão do que poderá ser a imersão na terra Media se o gerador de planetas continuar a incorporar novas funções baseadas em física e evoluir em paralelo com a evolução do poder de processamento.
Para saber mais sobre o Vue, aqui esta o site.
Você pode baixar e rodar o demo do Outerra simulador planetário na sua maquina. Para baixar entre aqui.
fonte
For-mi-dá-vel!
Gerador de planetas me fez lembrar de Douglas Adams… hehehehe
Adicione às simulações acima inteligências artificiais sofisticadas e pimba! Nasce a humanidade. Nossa tecnologia cada vez mais nos faz crer ser possível estarmos vivendo simulações de simulações, como naquele ótimo filme pré-Matrix, 13º andar.
Ontem dei uma olhada rápida neste post e pensei que se tratassem de mais fotos tiradas do espaço de alguma região da Terra (a nossa mesmo), sendo que a principio pensei que fosse da Ásia…
Hoje parei para ler melhor o post e vi que se trata de uma simulação da Terra Média.
Fiquei pasmo…
Acho até "13º Andar" melhor que "Matrix". Pelo menos em história…
Fantástico.
Maravilha!