O projeto House in Akishima, desenvolvido pelo escritório de arquitetura Office M-SA, foi concluído em 2021 em Tóquio, Japão. A casa da família de dois andares e 110 metros quadrados foi projetada exclusivamente para criar espaços modernos e flexíveis que podem se transformar facilmente ao longo do tempo.
Inicialmente, os arquitetos estudaram o esquema da antiga fundação disponível no local e suas possibilidades. Considerando que se encontrava em excelente estado de conservação e era facilmente remodelável, a fundação foi utilizada como gatilho, tornando-se o ponto de partida para a formação de uma nova casa.
Uma característica do projeto é o fato de que a fundação de concreto não só suporta a estrutura do edifício, mas também determina o layout interno da casa, distribuindo a localização das áreas funcionais. Ao mesmo tempo, cada espaço é formado pela fixação do telhado e das paredes do edifício entre as partes da fundação. Dado que ao longo do tempo, o programa interno da casa pode exigir alterações para atender às novas necessidades da família, o projeto utiliza materiais que facilitam a alteração do layout da casa e redistribui as áreas funcionais.
Assim, ela é um pouco modular em seu conceito.
O interior da casa é composto por uma fundação de concreto, que também serve como mobiliário, e madeira compensada Lauan, feita de mogno filipino. Uma estrutura de concreto pode durar centenas de anos e depois ser usada como base para uma nova casa, playground ou até mesmo um palco. A parte de madeira do interior pode ser facilmente alterada mesmo após um ano: ampliada e reconstruída de acordo com as necessidades da família. O Office M-SA criou um sistema de planejamento habitacional de longo prazo que permite criar uma arquitetura que pode se adaptar ao ambiente e mudar de acordo com as necessidades da vida.
Além disso, os arquitetos enfatizaram a estreita conexão entre os espaços externos e internos, o que permite perceber o interior e o exterior como um conjunto arquitetônico integral.