Claro que com a guerra rolando, não parece uma boa ideia morar na região de Israel, mas eu fiquei realmente impressionado com a beleza e simplicidade dessa maravilhosa casa em Israel. Na Tv a gente só vê deserto, pedras, escombros e explosões. Eu nem imaginava que tinha uma vegetação tão exuberante por lá.
Se você gosta de Arquitetura, vai aproveitar as boas ideias desse projeto.
O projeto Landscape House do escritório de arquitetura Ruth Packer Rona Levin Architects foi implementado em 2022 no centro de Israel.
Casa Térrea de 400m2
Esta é uma casa térrea com área de 400 metros quadrados, que foi construída em um terreno de 19,5 hectares e pertence a uma família de quatro pessoas. O projeto foi inspirado nas vistas deslumbrantes dos campos agrícolas e da paisagem montanhosa circundante.
Um caminho leva até a casa através de um jardim florido na frente, em frente ao qual o telhado estendido forma um pequeno pátio. A planta da casa abre-se para um acolhedor hall de entrada que liga as duas alas do edifício em forma de L.
O lado sul da residência é ocupado por um espaço público em plano ab
erto que combina as áreas de estar, jantar e cozinha, além da área dos pais. O espaço público tem forma quadrangular com teto inclinado dupla face revestido em folheado de carvalho claro. A fachada de vidro proporciona uma conexão entre os espaços internos e externos, apagando limites e combinando-os em um único conjunto.
Do espaço público existe uma entrada para a zona dos pais com quarto, banheiro e escritório. O teto inclinado unilateral do quarto se abre para a rua e cria uma área externa aconchegante. A piscina, situada no piso inferior, no extremo do terreno, assemelha-se a um lago natural entre o jardim e a paisagem distante. A ala norte da casa abriga os quartos das crianças, sala de estudo e espaço familiar.
O projeto utiliza materiais de alta qualidade e ecológicos que criam uma sensação de harmonia e conforto. Assim, as paredes e pavimentos são em pedra, os tetos interiores, grelhas de ar condicionado, portas e divisórias são em folha de carvalho claro. O alumínio é usado no telhado e nas janelas, gerando tonalidades muito bonitas e elegantes ao conjunto.
O elemento funcional e estético do edifício é a cobertura, cujo desenho é inspirado nas colinas rasas em frente à casa. A forma rebatível da cobertura e a criação de três pátios com árvores plantadas permitem-nos associar o projeto a mais um morro da paisagem natural.
Além disso, em climas quentes era necessário utilizar a cobertura para criar áreas sombreadas e confortáveis para recreação ao ar livre. Graças à saliência da cobertura a três metros das paredes externas, foram criadas áreas de lazer protegidas do sol e da chuva nas faces leste, sul e oeste.
Confira as belas imagens desse instigante projeto: