Lembra daquele post em que eu falei que os caras da China tinham feito uma impressora de casas e apartamentos em 3d? Aqui neste post vamos ver um dia em que o fabricante reuniu a imprensa para mostrar como eles constroem uma casa em TRÊS HORAS!
Óbvio que eles não fazem a casa do zero em três horas. A impressora já se encarregou de criar os módulos dias antes e nesse caso os caras estão apenas “montando” a casa como se fossem enormes blocos de lego. Ainda assim é muito impressionante.
Em apenas três horas uma casa de dois andares surge como magica na frente da audiência, ávida para entrar no imóvel.
Não é casinha mequetrefe não!
É uma casa muito da boa, mermão! Impressionante… Algo assim seria uma mão na roda para o programa federal de Habitação do Brasil. Muito melhor que aquelas merdas superfaturadas que se faz aqui. Saca só:
Aproximadamente 90 por cento do trabalho foi realizado na fábrica. Esta tecnologia de economia de tempo efetivamente reduz o custo de construção (até 400-480 dólares por metro quadrado). Todo o processo usa módulos de impressão e para concluir a instalação de todos os equipamentos eléctricos levou apenas 10 dias. Se esta casa fosse construída na forma tradicional, os proprietários teriam que esperar pelo menos seis meses!
Um enorme guindaste vai pegando e montando os blocos numa ordem previamente planejada.
O material de construção de cada bloco (veja mais detalhes disso no outro post) é um segredo industrial, onde uma parte é sigilosa e a outra parte é entulho comum, moído numa grande maquina que converte tudo o refugo de tijolos, concreto, pedras, areia, escória e etc em um pó fino que é misturado e usado para criar uma espécie de gosma com o qual a impressora gigante compõe cada módulo.
O legal é que este projeto de casa pode resistir a um terremoto de magnitude de 9 pontos! Cada módulo tem um peso de mais de 100 quilogramas por metro quadrado. Se necessário, o quadro pode ser preenchido com material refratário e de isolamento térmico como lã de vidro e similares. A empresa Zhuoda patenteou mais do que 22 ideias inovadoras e tecnologias que são utilizados na construção da casa.
Após a montagem do último módulo as equipes de finalização entram. Eles vão instalar uma serie de elementos que vem de fábrica já nos tamanhos exatos e com numerações de montagem específicos. A equipe é treinada e rapidamente instala tudo, como a escada abaixo, as grades da varanda, e etc.:
Olha que bela escadinha!
Os curiosos correm para ver a casa erguida em três horas.
As paredes são forradas de um material vitrificado que é como um piso gigante. Ele torna a limpeza muito mais fácil. O módulo já sai da fabrica com o revestimento, armários e até instalações elétricas como coifa, fogão e etc.
Um velhinho examina, incrédulo a grade da varanda.
Não sei se é da mesma empresa, mas eu vi um video de um predio sendo montado em 15 dias, era da china ou japão. Além de rapido e barato evita todos os transtornos relacionados a construção de alvenaria, como barulho risco de acidentes, melhora qualidade de vida dos trabalhadores. Pena que o Brasil as empresas se apegam a conceitos ultrapassados, nunca entendi o porque de não modernizarem o setor de construção civil
Imagina o preço disso quando chegar no Brasil.
Aí chega os bancos e não financiam porque não estão de acordo com as normas ABNT…
grandes chances mesmo… Embora ao contrário do que o senso comum crê co formidade das. normas da, ABNT não é obrigatória.