Casos envolvendo pilotos de aviões e ovnis já não são uma novidade faz tempo. Há diversos casos em que pilotos se deparam com o desconhecido, sendo os mais recentes os casos envolvendo os UFOS relacionados ao incidente com o Tic-tac, ou Caso USS. Nimitiz
Enquanto o grosso dos casos ufologicos envolvendo aviões terrenos não passa de eventuais e furtivos exemplos de contatos imediatos de primeiro grau (onde só se vê algo estranho), eventualmente um ou outro dá ruim, como o caso Valentich, onde o piloto praticamente narrou ao vivo pelo rádio de bordo sua própria abdução e posteriormente sumiu (nenhum destroço jamais foi localizado) e um dos mais significativos, o Caso Mantell, onde um piloto de caça da Força Aerea dos Estados Unidos resolveu literalmente “caçar” o Ufo com seu F-15, o que acabou, claro, em desastre.
Enquanto esses são casos bem conhecidos dos interessados pelo fenômeno Ufo, aqui vou relatar mais um, que talvez nem todo mundo conheça.
Caso Shaffner: Piloto desaparece ao tentar abater um UFO
William Schaffner, 28, estava estacionado em uma base de câmbio britânica e pilotava um caça BAC Lightning com o 5º Esquadrão da RAF na RAF Binbrook em 1970. O relatório oficial afirma que o piloto “morreu em um acidente” sem entrar em detalhes, mas são justamente os detalhes que tornam esse caso instigante.
Na noite de 8 de setembro de 1970, um radar militar localizou um objeto não identificado sobre o Mar do Norte e Schaffner estava de serviço, então ele foi designado para a missão e saiu para rastrear esse objeto. Seu indicativo era Foxtrot 94.
UFO encontrado
O misterioso objeto foi rastreado às 21h30 pela RAF Fylingdales e pelo radar da USAF na Base Aérea de Thule na Groenlândia, bem como a base de radar do Complexo Cheyenne Mountain em Colorado Springs, Colorado. Portanto, não foi apenas algum tipo de interferência (a desculpinha clássica do negacionista) com o radar, pq interferências não são trianguladas por radar.
Schaffner decolou de Beanbrook em um Lightning XS894 às 22h06.
O caça estava armado com dois mísseis ar-ar Red Top. O objeto seguia em linha reta, voando a leste de Whitby, paralelo à costa. Ele estava sendo rastreado pela Royal Air Force em Staxton Wold, em North Yorkshire.
Depois das 22h30, o avião de Schaffner subitamente parou de responder e não voltou à base.
O avião foi descoberto no fundo do mar em 7 de outubro de 1970, mas somente em dezembro foi possível trazê-lo à superfície. Algo estranho esta apara ocorrer.
Para a surpresa de todos, a parte principal do avião parecia exteriormente quase ilesa. Incluindo a cúpula da cabine, que:
1-Estava no lugar
2- Estava trancada.
…Mas o próprio piloto não estava na cabine. Ele nunca foi encontrado. Para onde diabos William Shaffner foi ao perseguir o UFO?
Shaffner não teria como ter ejetado, porque ao ejetar, o assento inteiro é lançado com uma explosão que manda a cúpula pra fora. E o assento estava intacto na aeronave, cem como o domo de proteção do piloto. O piloto não teria como sair sem abrir a cúpula do cockpit. Mas o fato é que Shaffner tinha sumido.
Seus filhos, Glenn e Mike Schaffner, vêm tentando há anos descobrir a verdade sobre o desaparecimento do pai, mas sem sucesso.
Em outubro de 1992, a história do misterioso desaparecimento de Schaffner veio à tona quando uma série de artigos do jornalista Pat Otter foi publicada no Grimsby Telegraph . Ele argumentou que novas evidências surgiram neste caso e que a verdadeira razão para a queda do caça britânico e o desaparecimento do piloto estava na “visita extraterrestre”.
Otter descreveu eloquentemente que, de acordo com novas evidências, o estranho objeto no radar era MESMO uma nave alienígena. Segundo ele, um informante “de dentro” e fontes militares não identificadas que rastrearam a trajetória do movimento desse objeto ao longo da costa e além contaram detalhes para ele.
Um desses artigos também indicava que, durante seu voo, Schaffner teria relatado que um “cone” e uma “esfera transparente” estavam voando ao redor de seu caça. E que esses objetos Estavam produzindo um tipo de perturbação técnica nos equipamentos de bordo do avião.
Ele também afirmou que o misterioso OVNI voou muito mais rápido do que um avião de caça militar da época seria capaz de fazer e parecia estar tentando alcançá-lo.
No final do artigo, foi declarado que as tentativas de investigação mais aprofundadas levaram ao que foi descrito como uma “parede de tijolos” e que a verdadeira causa da queda do avião de Schaffner foi deliberadamente ocultada, provavelmente por envolver extraterrestres.
Em 2002, os filhos do capitão William Schaffner, Mike e Glenn, fizeram outra tentativa de examinar os arquivos oficiais do desaparecimento de seu pai.
No final, eles conseguiram desclassificar os arquivos, mas os documentos divulgados apenas indicavam que o piloto caíra num acidente.
Militares explicaram que “a cabine de vidro estava totalmente fechada porque, de acordo com as leis da hidráulica, o fluido se comprime quando fica frio”. Ou seja, segundo eles, a cabine “fechou” sozinha quando o avião pousou no fundo frio do Mar do Norte. Mas ainda assim: Onde estava o piloto? Se a cabine fechou e ele estava preso ao cinto de segurança de três pontos, como ele pode ter sumido?
Também não se fala na enorme quantidade de radares diferentes que registraram o objeto não identificado.
No entanto, por razões óbvias, o caso de William Schaffner ainda é amplamente considerado e estudado por ufólogos e muitos curiosos que não estão satisfeitos com a versão oficial do incidente.