Vem aí o painel solar transparente

alternative g4d9f95ec9 640 | Ciência | ciência, curioso, Tecnologia

O mundo está repleto de vidro. Temos prédios recobertos de vidro, janelas e mais janelas. Os veículos contam com janelas cada vez maiores. Ao mesmo tempo, a demanda por energia limpa só aumenta e  o sol ainda é uma fonte inesgotável de energia desperdiçada.

Pensando nisso, os especialistas do Fraunhofer Institute estão trabalhando num tipo novo de painel solar que em tese, poderia equipar todas as janelas existentes, captando a luz e convertendo-a em energia elétrica ao mesmo tempo que permitem sua passagem.

Painéis solares de baixa transparência já existem há algum tempo, mas eles não são muito eficientes, nem na transparência nem na energia gerada. Mas isso está prestes a mudar. Para isso, será necessário usar estruturas cristalinas modeladas átomo-por-átomo. Os cientistas da Fraunhofer e outros institutos estão operando em parceria usando simuladores para determinar que tipo de material seria mais adequado para criar o vidro gerador de energia.

Para mais informações consulte o PDF

Fonte

Compartilhar

2 Comentários

  1. Cássio Godinho

    Pois então, não ha duvida que existe muito vidro por aí.
    Mas será que o preço disso seria acessivel pra se colocar em todas as janelas de um predio gigante?

    1. Philipe

      NO inicio não, mas com o avanço da tecnologia, com a produção em massa, aí sim seria possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *